O desenvolvimento insuficiente da placenta é uma das principais causas de morte fetal e de crescimento fetal reduzido após os 35 dias de gestação. Entre o dia 22 e 42 de gestação a placenta é constituída por uma placenta central altamente vascularizada (HVP) adjacente ao feto, uma placenta menos vascular (LVP) ao lado do feto e extremidades necróticas (NT). O objectivo deste estudo foi avaliar exaustivamente as características útero-placentárias durante a gestação precoce nas primíparas e determinar diferentes momentos e alterações fisiológicas. As primíparas (n=25) foram inseminadas artificialmente no momento da detecção de estro (dia 0) e 24 horas mais tarde e abatidas aos 22, 27, 32, 37 ou 42 dias de gestação.
O tamanho da ninhada (12,1 ± 3,4 leitões) foi semelhante para todos os dias de gestação. O peso fetal e da placenta aumentou ao aumentarem os dias da gestação. O maior incremento no peso da placenta produziu-se entre os dias 37 e 42. As zonas LVP não apresentaram nenhuma formação de pregas mensurável até ao dia 27. As extremidades necróticas foram evidentes a partir dos 27 dias de gestação. As zonas não ocupadas do útero desenvolveram pregas com alterações no tamanho celular e na morfologia endometrial desde o dia 32 ao 42 de gestação. Produziram-se alterações limitadas tanto no crescimento fetal como no peso da placenta entre os dias 27 a 32 de gestação, no entanto produziram-se alterações morfológicas na interfase materno-fetal, o que demonstra a arquitectura dinâmica do desenvolvimento da placenta suína durante a gestação precoce.
Este trabalho estabelece momentos fundamentais no desenvolvimento da placenta correspondentes ao crescimento fetal e à formação de micropregas que podem influênciar no crescimento fetal e afectar a sobrevivência fetal.
Elane C. Wright, Jeremy R. Miles, Clay A. Lents, Lea A. Rempel. Uterine and placenta characteristics during early vascular development in the pig from day 22 to 42 of gestation. Animal Reproduction Science. Volume 164, January 2016, Pages 14–22. doi:10.1016/j.anireprosci.2015.11.002