A bactéria Gram-negativa Actinobacillus suis é um agente mundialmente importante na produção de suínos que causa doenças respiratórias ou septicémicas letais em suínos de diferentes idades. Entre 2018 e 2019, sete explorações comerciais localizadas no oeste do Canadá registaram episódios de aumento da mortalidade devido à infecção por A. suis em suínos de acabamento. O objectivo deste estudo era caracterizar, utilizando métodos moleculares, os isolados de A. suis de porcos doentes e compará-los com outros isolados. Este estudo observacional inferencial utilizou nove estirpes do Canadá ocidental obtidas dos pulmões (n = 6), do coração (n = 2) e do cérebro (n = 1) de animais doentes e foi realizada a sequenciação de todo o genoma. Foram realizadas análises genómicas comparativas para caracterizar a variabilidade genética, resistência antimicrobiana e genes de virulência presentes.
Em comparação com a estirpe de referência (ATCC 33415), foi identificado um número de cópias mais elevado do gene RTX (repetições na toxina estrutural) em estirpes isoladas de órgãos sem superfície mucosa, teoricamente mais difíceis de invadir. As estirpes do Canadá ocidental não tinham genes relacionados com a resistência aos antimicrobianos utilizados na produção de suínos. Foram também identificadas novas regiões nos genomas de cinco das nove estirpes, demonstrando a recombinação e o surgimento de novas estirpes.
Os resultados obtidos neste estudo foram associados ao surgimento de novas linhagens. Sugere-se que um número de cópias mais elevado do gene da toxina RTX está associado a um aumento da virulência. Este estudo contribuirá para melhorar o conhecimento sobre A. suis e ajudará no desenvolvimento de vacinas e medidas de controlo.
Kulathunga DGRS, Fakher AA, Costa MO. Actinobacillus suis isolated from diseased pigs are phylogenetically related but harbour different number of toxin gene copies in their genomes. Vet Record Open. 2022; 9: e45. https://doi.org/10.1002/vro2.45