Os objectivos deste estudo foram caracterizar as infecções de gripe em porcos do Minnesota e avaliar as medidas de bio-segurança utilizadas pelos trabalhadores das explorações suínas.
Durante o estudo foi realizado um inquérito em veterinários que tinham apresentado amostras suínas positivas para gripe ao Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade de Minnesota, entre Outubro de 2007 e Abril de 2009. O inquérito baseou-se em perguntas sobre os procedimentos de informação e biosegurança relacionados com a doença em cada exploração.
Durante todo o ano foram apresentadas amostras positivas para gripe, com um pico na Primavera e Outono. O H1N1 foi o sub-tipo detectado com maior frequência (56%), seguido de H3N2 (14%) e H1N2 (12%). A maioria das amostras positivas estiveram associadas à doença em porcos em crescimento (idade média 8,8 semanas, IQR 5-15). A morbilidade e a mortalidade médias foram de 25% (IQR 10-48) e 2% (IQR 0,5-3,5), respectivamente. 71% e 7,9% das explorações suínas vacinavam as porcas e os porcos de engorda, respectivamente. O uso de calçado especializado foi um dos equipamentos de protecção mais utilizados pelos trabalhadores. 19% dos empregados vacinavam-se contra a gripe estacional.
A taxa de vacinação das porcas neste estudo é consistente com os dados nacionais, apesar de que a vacinação de porcos em crescimento é mais baixa que a média nacional. As tendências estacionais e de idade identificadas neste estudo podem proporcionar um guia de diagnóstico quando os porcos em crescimento experimentam doenças respiratórias. O uso inconsistente de equipamentos de protecção e a vacinação dos empregados das explorações suínas indica a necessidade de discutir e investigar métodos que permitam reduzir ao mínimo a transmissão entre espécies da gripe nas explorações suínas.
Beaudoin A, Johnson S, Davies P, Bender J, Gramer M. Characterization of influenza a outbreaks in Minnesota swine herds and measures taken to reduce the risk of zoonotic transmission. Zoonoses Public Health. 2012 Mar;59(2):96-106. doi: 10.1111/j.1863-2378.2011.01423.x.