X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

333 Emerging voices - Caracterização morfométrica macroscópica do coração de suínos saudáveis e doentes de diferentes idades

Este trabalho estabelece os parâmetros de normalidade em vários parâmetros cardíacos de suínos saudáveis e compara-os com os de animais doentes. Tese de Licenciatura da Faculdade de Medicina Veterinária da UAB, Espanha, orientada por Joaquím Segalés.

Vários autores abordaram os parâmetros HW/BW (peso do coração em relação ao peso corporal) e (LV+S)/RV (ventrículo esquerdo mais septo em relação ao ventrículo direito) como possíveis indicadores de anomalias cardíacas em porcos. No entanto, tem havido pouco consenso sobre os valores normais para estes parâmetros e como estes rácios se alteram ao longo da vida do porco.

O objectivo central deste trabalho de fim de curso foi estabelecer um intervalo de normalidade para os parâmetros HW/BW e (LV+S)/RV em porcos saudáveis de diferentes faixas etárias. Como objectivo secundário, calculámos estes parâmetros num grupo selecionado de porcos afetados por várias patologias, e depois comparámos estes valores com os intervalos de normalidade previamente determinados no nosso objetivo principal. Este estudo incluiu um total de 267 porcos de diferentes categorias etárias.

Após a análise dos dados obtidos, as nossas conclusões sugerem que este estudo conseguiu delinear com êxito os parâmetros normais dos rácios HW/BW e (LV+S)/RV em vários grupos etários de sujeitos da espécie suína. É importante salientar que observámos uma tendência notável na qual o rácio HW/BW exibiu um declínio gradual, enquanto o rácio (LV+S)/RV experimentou um aumento progressivo ao longo da vida de um porco.

No entanto, é relevante notar que nem o rácio HW/BW nem o rácio (LV+S)/RV provaram ser marcadores discriminativos de patologias específicas, incluindo distúrbios cardíacos, no âmbito desta investigação. No entanto, os nossos resultados indicam que os suínos afectados tendem a apresentar rácios HW/BW elevados e valores reduzidos de (LV+S)/RV em comparação com os seus homólogos saudáveis. Além disso, seriam necessários mais estudos neste domínio no futuro para estabelecer parâmetros de diagnóstico claros para as anomalias cardíacas nos suínos.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista