Vários autores abordaram os parâmetros HW/BW (peso do coração em relação ao peso corporal) e (LV+S)/RV (ventrículo esquerdo mais septo em relação ao ventrículo direito) como possíveis indicadores de anomalias cardíacas em porcos. No entanto, tem havido pouco consenso sobre os valores normais para estes parâmetros e como estes rácios se alteram ao longo da vida do porco.
O objectivo central deste trabalho de fim de curso foi estabelecer um intervalo de normalidade para os parâmetros HW/BW e (LV+S)/RV em porcos saudáveis de diferentes faixas etárias. Como objectivo secundário, calculámos estes parâmetros num grupo selecionado de porcos afetados por várias patologias, e depois comparámos estes valores com os intervalos de normalidade previamente determinados no nosso objetivo principal. Este estudo incluiu um total de 267 porcos de diferentes categorias etárias.
Após a análise dos dados obtidos, as nossas conclusões sugerem que este estudo conseguiu delinear com êxito os parâmetros normais dos rácios HW/BW e (LV+S)/RV em vários grupos etários de sujeitos da espécie suína. É importante salientar que observámos uma tendência notável na qual o rácio HW/BW exibiu um declínio gradual, enquanto o rácio (LV+S)/RV experimentou um aumento progressivo ao longo da vida de um porco.
No entanto, é relevante notar que nem o rácio HW/BW nem o rácio (LV+S)/RV provaram ser marcadores discriminativos de patologias específicas, incluindo distúrbios cardíacos, no âmbito desta investigação. No entanto, os nossos resultados indicam que os suínos afectados tendem a apresentar rácios HW/BW elevados e valores reduzidos de (LV+S)/RV em comparação com os seus homólogos saudáveis. Além disso, seriam necessários mais estudos neste domínio no futuro para estabelecer parâmetros de diagnóstico claros para as anomalias cardíacas nos suínos.