X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Carne de porco com menos gorduras saturadas e maior proporção de mono-insaturados

Investigadores da UdL conseguiram produzir carne com menos gorduras saturadas e uma maior proporção de mono-insaturadas, com melhores propriedades organolépticas e mais saudáveis para o consumidor.

2 Março 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Unidade de Melhoria Genética do Suíno da Universidade de Lleida (UdL) conseguiu produzir carne com menos gorduras saturadas e uma maior proporção de mono-insaturadas, com melhores propriedades organolépticas e mais saudáveis para o consumidor. Os investigadores da Escola Técnica Superior de Engenharia Agrícola (ETSEA) identificaram uma variante mais activa do gene Estearoil-CoA desaturase (SCD) , responsável pela biosíntese do ácido oleico (mono-insaturado) a partir do ácido esteárico (saturado). A gordura intramuscular dos animais também melhora os seus níveis de ácido palmitoleico.

No artigo publicado na revista Plos One são descritas um total de 18 mutações no promotor e na região 3' no codificante do gene suíno SCD e fornece provas de que o alelo T em AY487830 : g.2228T > C na região promotora aumenta a des-saturação da gordura (proporção 18:01/18:00 no músculo aumenta de 3,78 a 4,43 nos homozigotos opostos) sem afectar o conteúdo de gordura (18:0+18:1, conteúdo de gordura intramuscular e espessura da gordura dorsal). Não foram observadas mutações na região de codificação que pudessem afectar a funcionalidade da proteína. Os investigadores demostraram numa linha Duroc de pura raça que o haplótipo C-T-A dos 3 polimorfismos de nucleótido simples (SNPs) (g.2108C>T; g.2228T>C; g.2281A>G) da região promotora associou-se de forma aditiva a um maior ratio 18:01/18:00 tanto no músculo como na gordura subcutâea, mas não no fígado. Esta associação manteve-se durante um período de 10 anos de gerações sobrepostas e, em consonância com estes resultados, o haplótipo C-T-A apresentou maior expressão SCD mRNA no músculo. O efeito deste haplótipo foi validado tanto a nível interno, mediante a comparação de irmãos homozigóticos opostos, como externamente, mediante o uso de cruzamentos experimentais baseados ​​em Duroc. Em segundo lugar, os SNP g.2281A>G e g.2108C>T foram excluídos como mutações causais a partir de dados novos assim como previamente publicados, restringindo a causalidade a g.2228T>C SNP, a última fonte de variação genética dentro do haplótipo. Esta mutação posiciona-se na sequência central de vários sítios de união do factor de transcripção putativo, de modo que há diferentes possíveis mecanismos pelos quais o alelo T aumenta o ratio 18:01/18:00 e, em consequência, a proporção de gordursa monoinsaturada a saturada.

Estany J, Ros-Freixedes R, Tor M, Pena RN (2014) A Functional Variant in the Stearoyl-CoA Desaturase Gene Promoter Enhances Fatty Acid Desaturation in Pork. PLoS ONE 9(1): e86177. doi:10.1371/journal.pone.0086177

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista