X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Celulose na dieta afecta a digestibilidade da energia e dos nutrientes

A digestibilidade dos nutrientes reduz-se ao aumentar a inclusão de celulose na dieta.

11 Setembro 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

O alto conteúdo em fibra dietética pode aumentar as perdas endógenas de fósforo (P). O objectivo deste estudo foi determinar os efeitos da concentração de celulose nas dietas livres de P sobre a PEB de P em porcos em crescimento. Um total de doze porcos com 49,6 ± 3,2 kg de peso vivo foram distribuídos individualmente em jaulas metabólicas. Os porcos foram distribuídos por 4 dietas experimentais de acordo com um desenho cruzado com 12 animais e 2 periodos. As quatro dietas sem P basearam-se em amido de milho, sacarose e gelatina e foram formuladas para conter 0%, 4%, 8%, ou 12% de celulose. Cada periodo consistia numa adaptação de 5-d, seguido de 5-d de amostragem de fezes. A quantidade total de fezes foi recolhida de acordo com o procedimento de marcador a marcador. O óxido de crómio foi adicionado à ração da manhã a 0,5% como marcador indigestível no dia 6 e 11 em cada periodo. A recolecção fecal foi iniciada quando a cor do marcador começou a aparecer nas fezes e terminou quando a cor voltou a aparecer.

O consumo (p <0,05, lineal e quadrático) e a saída das fezes secas (p <0,01, lineal e quadrática) aumentaram com o aumento de concentração de celulose na dieta. No entanto, a concentração de P nas fezes reduziu-se (p <0,01, lineal e quadrático) com o aumento de concentração de celulose na dieta. Não foram observadas diferenças significativas na excreção de P total e o PEB de P em mg por kg MSI (que vão desde 157 até 214 mg / kg da matéria seca ingerida) entre as dietas experimentais. No entanto, os valores da digestibilidade total aparente (DTA) de energia, matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta e cálcio reduziram-se linearmente (p <0,01) ao aumentar a concentração de celulose na dieta.

Em conclusão, a DTA da energia, MS, MO e outros nutrientes diminuiu ao aumentar a concentração de celulose microcristalina na dieta. No entanto, a celulose microcristalina não afectou as perdas endógenas de P.

Son, A.R. and Kim, B.G. 2015. Effects of Dietary Cellulose on the Basal Endogenous Loss of Phosphorus in Growing Pigs. Asian-Australasian Journal of Animal Science, 28 (3): 369-373. http://dx.doi.org/10.5713/ajas.14.0539

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista