Até à data não há estudos que determinem os coeficientes de heredabilidade ou repetibilidade da composição do colostro e do leite em porcas em lactações sucessivas.
O objectivo do presente estudo foi realizar estimativas preliminares dos coeficientes de repetibilidade para os diferentes componentes do colostro e do leite em porcas Large White polacas (PLW) e Landrace polacas (PL) durante três lactações consecutivas. Durante três lactações foram recolhidas amostras de colostro e leite de um total de 72 porcas (30 porcas PLW e 42 porcas PL) no dia 14 de lactação do primeiro, terceiro e sexto mamilo (um total de 50 ml). No total foram recolhidas 432 amostras de colostro e leite das porcas das duas raças. As amostras foram analisadas para gordura, proteína bruta, lactose, sólidos e sólidos não proteicos.
Segundo os resultados, o maior coeficiente de repetibilidade estimado foi observado para a lactose no colostro e o conteúdo de sólidos em duas lactações consecutivas, a segunda e a terceira (r = 0,3). Também no leite das porcas de segunda e terceira lactação o conteúdo de lactose caracterizou-se por um elevado coeficiente de repetibilidade (r = 0,18). Tendo em conta as três lactações consecutivas, foi observado que o colostro produzido pelas porcas tinha um conteúdo constante de lactose (r = 0,18), assim como de sólidos (r = 0,17) e proteína (r = 0,16).
Portanto, pode ser afirmado que o conteúdo em lactose do colostro na primeira lactação poderá ser indicativo da predisposição de uma porca para produzir colostro e leite com um conteúdo em lactose semelhante nas duas lactações consecutivas.
Magdalena Szyndler-Nędza. Coefficients of repeatability for colostrum and milk composition of PLW and PL sows over three consecutive lactations. Livestock Science. Volume 185, March 2016, Pages 56–60. doi:10.1016/j.livsci.2016.01.016