X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Coloração de lágrimas em porcos: ferramenta potencial para avaliar bem-estar em explorações

A coloração escura sob o lacrimal denomina-se cromodacriorreia e poderá tratar-se de um indicador de stress social e meio ambiente sem estímulos para porcos.

10 Maio 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Denomina-se cromodacriorreia a coloração escura sob o lacrimal, causada pela secreção pigmentada com porfirina da glândula de Harderian. Foi demonstrado que se trata de um indicador consistente do stress em ratos e que, em porcos, está correlacionado com stress social e um meio ambiente sem estímulos. O estudo descrito aqui é, pelo que se conhece, o primeiro que analisa este assunto numa exploração comercial como potencial indicador de bem-estar. Foi realizado em 3 explorações comerciais da Finlândia, dentro de um estudo mais amplo sobre o efeito de diferentes tipos de objectos manipuláveis nas mordeduras de caudas e orelhas e em outros parâmetros de comportamento. A exploração A era uma exploração de engorda, onde se estudaram 768 porcos alojados em 73 currais. A exploração B tinha uma unidade de engorda, na que se estudaram 656 porcos alojados em 44 currais e uma unidade de maternidade, na que se estudaram 29 porcas e as suas ninhadas (303 leitões) alojadas em 29 currais. A exploração C era uma exploração produtora de leitões, na que se estudaram 167 porcas nulíparas alojadas em 24 currais. A recolha de dados incluiu a pontuação individual da coloração do lagrimal, a pontuação de lesões nas caudas e orelhas nos porcos de engorda e porcas nulíparas, a avaliação de introduzir um objecto novo nos currais dos leitões e de uma pessoa nova nos dos porcos de engorda da exploração B e nas porcas nulíparas da C.

Na exploração  A, a coloração das lágrimas esteve correlacionada com as pontuações de lesões na cauda (n=768, r s =0,14; P<0,001) e orelhas (n=768, r s =0,16; P<0,001). Nos porcos de engorda da exploração B, a coloração das lágrimas do olho esquerdo esteve correlacionada com as lesões da cauda (n=656, r s =0,12; P<0,01) e as do olho direito com as lesões das orelhas (n=656, r s =0,10; P<0,01). Na exploração A, as pontuações de lágrimas coradas foram mais baixas nos tratamentos com 3 tipos diferentes de objectos manipuláveis em comparação com os controlos (pontuações médias de 3,3 e 3,9, respectivamente, n=31, F29=4,2; P<0,05). Nos leitões lactantes da exploração B, a coloração das lágrimas foi correlacionada com o tempo de aproximação a um objecto novo (n=29, r p =0,41; P<0,05).

Muito embora as correlações com as lesões de caudas e orelhas tenham sido baixas, concluiu-se as lágrimas coradas têm um potencial prometedor como novo indicador adicional de bem-estar em produção suína. Todavia é necessária mais investigação para conhecer os mecanismos que desencadeiam a coloração das lágrimas.

H. Telkänranta, J. N. Marchant-Forde and A. Valros. Tear staining in pigs: a potential tool for welfare assessment on commercial farms. animal / Volume 10 / Issue 02 / February 2016, pp 318-325. http://dx.doi.org/10.1017/S175173111500172X

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista