Sabe-se que o plasma seminal (SP), o fluido que envolve os espermatozóides, exerce uma influência substancial na fisiologia dos espermatozóides. O SP desempenha um papel fundamental na função espermática in vivo e, devido aos seus componentes, funciona de forma ambígua in vitro, com efeitos prejudiciais e benéficos ao mesmo tempo.
Esta experiência teve como objectivo descrever as diferenças entre a presença ou ausência de SP na fracção rica em espermatozóides em algumas características do espermatozóide (cinética, integridade da membrana plasmática e acrossómica, peroxidação lipídica e alterações semelhantes à capacitação). Além disso, este experimento concentrou-se em distinguir os efeitos do SP nas variáveis avaliadas dos efeitos da centrifugação durante a eliminação do SP.
A motilidade total e progressiva dos espermatozóides, assim como a integridade das membranas plasmática e acrossômica, foram menores na ausência de SP. A peroxidação lipídica da membrana e a estabilidade da membrana espermática não diferiram entre os tratamentos.
O SP da fracção rica em espermatozóides é importante para a manutenção de características estruturais e funcionais adequadas de sémen de varrasco estendido e deve estar presente nas doses seminais durante o armazenamento. Além disso, o efeito prejudicial sobre as variáveis avaliadas deveu-se exclusivamente à ausência de SP e não ao processo de eliminação por centrifugação a 500 x g por 10 min.
D.F.Leal, M.A.Torres, G.M.Ravagnani, S.M.M.K.Martins, F.V.Meirelles, A.F.C.de Andrade. Absence of seminal plasma from sperm-rich fraction decreases boar sperm quality characteristics during the course of liquid storage. Animal Reproduction Science. Volume 198, November 2018, Pages 20-26. https://doi.org/10.1016/j.anireprosci.2018.08.029