Os 2 métodos comuns de estudar a degradação dos antibióticos veterinários nos chorumes suínos no meio ambiente recorrem ao uso de chorumes suínos procedentes de porcos alimentados com rações com antibióticos ou rações livres de antibióticos aos quais são adicionados estes compostos. No entanto, foram feitos poucos estudos para comparar estes 2 métodos.
O presente estudo utilizou oxitetraciclina (OTC) como modelo de antibiótico para estudar o comportamento da degradação dos antibióticos presentes nos chorumes utilizando os métodos explicados. Além disso, também foi examinado o papel dos microorganismos presentes nos chorumes sobre a degradação.
Os resultados mostraram que a vida média da degradação da OTC no chorume dos porcos alimentados com OTC (9,04 dias) foi significativamente mais curta que a do chorume tratado directamente com OTC (9,65 dias). A concentração de 4-epi-OTC no chorume dos porcos alimentados com OTC foi maior que no do chorume com OTC e as taxas de degradação de 4-epi-OTC e α-apo-OTC no chorume dos porcos alimentados com OTC foram mais rápidas mas as concentrações máximas foram menores que as do chorume com OTC. A diversidade bacteriana e a abundância relativa de Bacillus cereus mostraram que a esterilização do chorume antes da experiência diminuiu significativamente a taxa de degradação da OTC em ambos os métodos de adição.
Os resultados do presente estudo mostraram que a presença dos metabolitos (especialmente 4-epi-OTC) e microorganismos tem uma influência significativa na degradação da OTC.
Yan Wang, Guixiu Chen, Juanboo Liang, Yongde Zou, Xin Wen, Xindi Liao, Yinbao Wu. Comparison of oxytetracycline degradation behavior in pig manure with different antibiotic addition methods. Environmental Science and Pollution Research. December 2015, Volume 22, Issue 23, pp 18469–18476. DOI: 10.1007/s11356-015-5170-7