Nos Estados Unidos foram identificadas, pelo menos, 2 estirpes diferentes do vírus da Diarreia Epidémica Suína (DESv): o protótipo US DESv e a estirpe variante S-INDEL.
O objectivo deste estudo foi comparar as diferenças de patogenicidade de ambas as estirpes em leitões recém-nascidos através de infecções experimentais. Para isso foram utilizados 50 leitões com 5 dias de vida negativos a DESv, divididos em 5 grupos de 10 leitões cada e que foram inoculados por via oro-gástrica com 3 isolados do protótipo US DESv (IN19338/2013, NC35140/2013 e NC49469/2013), uma variante de S-INDEL (IL20697/2014) e meio de cultura negativo ao vírus, respectivamente, com títulos víricos de 104 TCID50/ml, 10 ml por animal.
Os 3 isolados do protótipo de DESv analisados neste estudo, independentemente do seu clade filogenético, tiveram uma patogenicidade semelhante e causaram uma patologia entérica severa em leitões de 5 dias de vida como evidenciaram os sinais clínicos, excreção fecal de vírus e lesões macro e microscópicas. Em comparação com os leitões inoculados com os 3 isolados do protótipo US DESv, os que foram inoculados com a variante S-INDEL tiveram significativamente menos sinais clínicos, excreção vírica nas fezes, lesões macroscópicas no intestino delgado, cego e cólon, lesões histopatológicas no intestino delgado e tinção imuno-histoquímica no íleon. No entanto, o protótipo US DESv e a variante S-INDEL induziram níveis semelhantes de virémia nos animais inoculados. Foram determinadas as sequências do genoma completo do protótipo de DESv e da variante de S-INDEL mas fica por elucidar a base molecular das diferenças de virulência entre estas estirpes de DESv utilizando a genética inversa.
Chen Q, Gauger PC, Stafne MR, Thomas JT, Madson DM, Huang H, Zheng Y, Li G, Zhang J. Pathogenesis comparison between the United States porcine epidemic diarrhea virus prototype and S-INDEL-variant strains in conventional neonatal piglets.J Gen Virol. 2016 Feb 3. doi: 10.1099/jgv.0.000419. [Epub ahead of print]