A progenie das primíparas (PP) apresenta geralmente um rendimento de crescimento e estado de saúde limitados em comparação à progenie das multíparas (PM) desde o nascimento e os mecanismos subjacentes responsáveis por isso ainda não são totalmente compreendidos.
O presente estudo teve como objectivo comparar as diferenças de crescimento e desenvolvimento entre PP e PM nas primeiras 24 horas após o nascimento e no período de desmame.
Foram abatidos dois grupos de porcos, incluidos 36 PP e 37 PM, em 1 de 4 pontos de tempo: um grupo de nascimento (ao nascer antes da amamentação, 0 h e 24 h despois do parto, 24 h; n = 33) e um grupo de desmame (a aproximadamente 29 dias de idade, "pré-desmame", PrD e 24 h depois do desmame; "pós-desmame", PoD; n = 40). Os porcos foram pesados individualmente às 0 h, 24 h, PrD e PoD até o ponto da eutanásia, momento em que os pesos dos tecidos e órgãos seleccionados foram registados e analisados em relação ao PC. Foi também medida o comprimento do intestino delgado (ID), do fémur e do corpo e foi recolhida uma amostra do soro e analisada a concentração de IgG. Foram recolhidas amostras de mucosa do jejuno e ileo e analisadas para determinar a proteína total e a actividade específica da lactase.
PP abatidos foram mais leves que PM em todos os pontos do tempo. Em todos os pontos do tempo, proporções entre peso do quadríceps e comprimento do fémur, PC a comprimento do corpo, baço a PC e peso do ID a comprimento foram menores em PP que em PM. Não houve diferenças nas proporções do estômago ou coração com peso corporal entre PP e PM em nenhum dos grupos. A relação de peso do cérebro com fígado foi maior em PP que em PM no grupo de nascimento e a relação de cérebro com PC foi maior em PP nos grupos de nascimento e desmame. A relação fígado com o peso corporal foi similar ao nascer, mas maior em PP perto do desmame. O conteúdo total de proteínas da mucosa no jejuno e íleon foi menor em PP às 24 h em comparação com PM e a actividade específica de lactase foi maior em PP no grupo de nascimento, enquanto que não houve diferenças no grupo de desmame. A descendência das primíparas teve uma concentração de IgG no soro mais baixa em comparação com a PM às 24 h, mas não houve diferenças no grupo de desmame.
Em conjunto, estas descobertas sugerem que o desenvolvimento precoce de PP pode atrasar-se em comparação com PM e que uma série de diferenças anatómicas entre PP e PM que existem depois do nascimento também estão presentes ao desmame.
Jessica R Craig, Frank R Dunshea, Jeremy J Cottrell, John B Furness, Udani A Wijesiriwardana, John R Pluske, A comparison of the anatomical and gastrointestinal functional development between gilt and sow progeny around birth and weaning, Journal of Animal Science, Volume 97, Issue 9, September 2019, Pages 3809–3822, https://doi.org/10.1093/jas/skz217