X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Uso de complexo metal-aminoácido sobre crescimento e integridade locomotora de porcos

O objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito da suplementação com um complexo metal-aminoácido (Zn, Mn e Cu) no rendimento do crescimento e na integridade do sistema locomotor de porcos na fase de acabamento.

23 Janeiro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os minerais são necessários em concentrações específicas para o bom funcionamento do metabolismo animal (crescimento, reprodução, desenvolvimento do sistema imunológico ...), portanto a suplementação da dieta com minerais complexos é essencial para a produção animal. O zinco (Zn), o manganês (Mn) e o cobre (Cu) são frequentemente incluídos nas dietas para suínos na forma de sais inorgânicos, no entanto, alguns estudos, sugerem que os minerais orgânicos podem ter maior bio-disponibilidade que os compostos inorgânicos quando administrados a porcos, galinhas e vacas.

Portanto, o objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito da suplementação com um complexo metal-aminoácido (Zn, Mn e Cu) no rendimento do crescimento e na integridade do sistema locomotor de porcos na fase de acabamento.

Para isso, foram utilizados cento e oitenta animais de 61 dias num desenho factorial ao acaso, com dez repetições por tratamento e sexo. O desenho experimental foi composto por dois grupos: um grupo controlo, sem nenhum suplemento, e um grupo tratado, suplementado com um complexo de minerais orgânicos (0,75 g / kg), composto por Zn (50 ppm), Mn (20 ppm) e Cu (10 ppm). Aos 112 dias de alojamento (D112), os porcos foram submetidos a uma avaliação das unhas, no D115 foram pesados e no D117 foram abatidos (178 dias). Após a desossa, foi realizado um estudo cego dos côndilos medial e lateral do úmero distal.

Os animais suplementados apresentaram pontuações mais altas para os parâmetros de rendimento de peso corporal final (PC) e ganho médio diário (GMD). No ganho de peso, os porcos suplementados apresentaram ganho de 3,10 kg a mais que os animais controlo e, além disso, o aumento nas fêmeas foi em média de 4,07 kg e nos machos, de 2,45 kg. A prevalência das lesões na unha foi de 100% em ambos os grupos. No entanto, a suplementação com minerais reduziu a incidência de danos nos esporões e nas gretas no talón. A incidência de osteocondrose foi de 19,13%, sem a influência da suplementação.

Pode ser concuido que suplementar os porcos com um complexo de minerais orgânicos durante a fase de acabamento melhorou o seu rendimento produtivo e ajudou a reduzir certos danos na integridade da unha.

da Silva, G. A., Fernandez, F. G., Backes, A. P., Donin, D. G., Fernandes, S. R., Fireman, A. K., ... & Alberton, G. C. (2019). Effect of the organic minerals zinc, manganese, and copper on growth performance and the locomotor system of finishing pigs. Semina: Ciências Agrárias, 40(6Supl2), 3209-3222. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2019v40n6Supl2p3209

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista