Com a finalidade de melhorar o bem-estar das porcas, foram desenvolvidos sistemas alternativos de parto que foram desenhados para proporcionar mais espaço, o que permite às porcas uma maior liberdade de movimento durante a lactação.
Esta experiência é parte de um estudo mais amplo onde foi comparado o rendimento e comportamento de porcas e leitões em dois sistemas de parto. Num dos sistemas, as porcas foram alojadas em jaulas desde os 5 dias antes do parto até aos 28 dias pós-parto (N=15 porcas e 187 leitões). No outro sistema, as porcas foram alojadas inicialmente em jaulas dos 3 dias pré-parto até ao dia 4 de lactação e livremente, em currais, até ao desmame aos 28 dias (N = 16 porcas e 178 leitões). O objectivo foi comparar o comportamento das porcas e leitões em jaulas e currais durante os dias 1-6 pós-parto.
As porcas, em ambos os sistemas, passaram a maior parte do seu tempo deitadas, de 88 a 94% das vezes nas jaulas e de 72 a 94% das vezes nos currais) e não houve diferença entre jaulas e currais para a quantidade de tempo dedicado a estar em pé, sentadas ou deitadas durante os dias 1 a 6. As porcas alojados em currais investigaram e tocaram nos seus leitões mais que as porcas em jaulas. Os leitões em currais dedicavam menos tempo à inactividade nas áreas abertas do curral em comparação com os leitões em jaulas.
O presente estudo mostra que o desenho da zona de parto pode influênciar o comportamento da porca, sendo os currais os que permitem uma maior interacção entre as porcas e os seus leitões.
Kirsty L. Chidgey, Patrick C.H. Morel, Kevin J. Stafford, Ian W. Barugh. Observations of sows and piglets housed in farrowing pens with temporary crating or farrowing crates on a commercial farm. Applied Animal Behaviour Science. Volume 176, March 2016, Pages 12–18. doi:10.1016/j.applanim.2016.01.004