X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Comportamentos associados à dor em suínos castrados sua ponderação com base num algoritmo de regressão logística multinível.

Os resultados indicam que os comportamentos associados à dor nos suínos UPAPS têm pesos estatísticos diferentes.

27 Fevereiro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os suínos são criados principalmente para fins alimentares e de investigação biomédica translacional. Em várias situações intencionais e não intencionais, os suínos sentem dor. Em 2020, a Escala de Dor Aguda em Suínos da Unesp-Botucatu (UPAPS) foi validada de acordo com as diretrizes do COSMIN para a avaliação rápida e simples da dor em suínos.

Recentemente, um algoritmo foi utilizado para estimar a importância de diferentes comportamentos em ovinos e equinos, porém, em suínos, o peso estatístico de cada comportamento associado à dor ainda é desconhecido. O objetivo deste estudo foi investigar se os comportamentos UPAPS associados à dor em suínos têm pesos estatísticos diferentes e classificar a sua importância. Foi utilizada uma base de dados de um estudo anterior, que continha os registos comportamentais de 45 suínos no período peri-operatório da castração.

Os suínos foram filmados 16-24 h antes da castração, 3,5-4 h após a castração, 1,5-2 h após a administração de analgésicos intramusculares e 24 h após o fim da castração. Dois observadores experientes avaliaram individual e aleatoriamente todos os vídeos, sem saber que momento estavam a ver (análise cega).

No final de cada vídeo, os observadores anotaram se indicariam analgesia, se consideravam que os suínos estavam com dor, com base na sua experiência clínica, e pontuaram a UPAPS. A fiabilidade intra e inter-observadores foi calculada utilizando o coeficiente de correlação intraclasse e o kappa ponderado. Foi construído um algoritmo de regressão logística binomial multinível para estimar os pesos estatísticos de cada comportamento da UPAPS.

Os valores da fiabilidade intra e inter-observadores variaram entre 0,71 e 0,88. De acordo com o algoritmo, 10 dos 19 coeficientes de inclinação dos comportamentos foram significativos, evidenciando uma diferença de peso para cada comportamento associado à dor nos porcos castrados. A mudança de postura "proteger a área afetada" foi o comportamento associado à dor mais proeminente de acordo com o algoritmo.

Em conclusão, os comportamentos associados à dor nos suínos UPAPS têm pesos estatísticos diferentes. O algoritmo tem o potencial de indicar o grau de importância dos diferentes comportamentos de dor em suínos submetidos a castração e, por conseguinte, de selecionar os comportamentos de dor mais relevantes na avaliação da dor em suínos.

Esteves Trindade PH, Lucélia de Araújo A, Loureira Luna SP. Weighted pain-related behaviors in pigs undergoing castration based on multilevel logistic regression algorithm. Applied Animal Behaviour Science. 2023; 265: 106002. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2023.106002.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista