No presente estudo foi examinada a precisão da absorciometria de raios X de dupla energia (DXA) para avaliar a composição das carcaças de porcos com características diversas.
Foram utilizados um total de 648 porcos de três raças, dos sexos, dos pesos de abate e três dietas diferentes. As estimativas de DXA foram utilizadas para prever o rendimento da dissecção/química do tecido magro e a gordura das meias carcaças e cortes primários. A exactidão das previsões foi avaliada com base no coeficiente de determinação (R2) e o desvio standart residual (RSD). As relações lineares de gordura e tecido magro disseccionados para todos os cortes primários e meias carcaças foram altas (R2>0,94, P<0,01), com baixa RSD (<1,9%). As relações entre a DXA e o rendimento químico do tecido magro e a gordura de bacons de porco também foram altas (R2>0,94, P<0,01), com RSD<2,9%. Estas relações lineares mantiveram-se altas nas diferentes populações de porcos, excepto para a raça, onde o coeficiente de determinação diminuyiu quando ascarcaças foram classificadas segundo esta variável.
O.P. Soladoye, Ó. López Campos, J.L. Aalhus, C. Gariépy, P. Shand, M. Juárez. Accuracy of dual energy X-ray absorptiometry (DXA) in assessing carcass composition from different pig populations. Meat Science, Volume 121, November 2016, Pages 310-316.
http://dx.doi.org/10.1016/j.meatsci.2016.06.031