A Peste Suína Africana (PSA) é considerada uma das doenças suína mais importantes e devastadoras, com elevadas taxas de mortalidade. Como não existem vacinas ou tratamentos eficazes disponíveis, o abate de todos os suínos infectados e expostos é a melhor medida para controlar a doença. Embora a compostagem tenha demonstrado ser um método seguro de eliminação rápida de carcaças de animais durante os surtos, não há informação sobre o efeito da compostagem na viabilidade do vírus da PSA em carcaças de suínos. Este estudo investiga a sobrevivência do vírus da PSA em carcaças durante o processo de compostagem.
Os resultados indicam que o ADN do vírus da PSA foi detectado em todas as amostras testadas. Além disso, as partículas infecciosas do vírus da PSA foram rapidamente destruídas no terceiro dia da compostagem.
Duc HM, Ngan PH, Son HM, Lan NT, Van Hung L, Ha CTT, Hoa NT, Lam TQ, Van Thang N, Flory GA, Hutchinson M. The use of composting for the disposal of African swine fever virus-infected swine carcasses. Transboundary and Emerging Diseases. 2022; 69: e3036– e3044. https://doi.org/10.1111/tbed.14659