As injecções de ferro são vitais para combater a anemia por deficiência de ferro. No entanto, em grandes explorações, esta prática exige muita mão de obra, compromete a imunidade, facilita a transmissão de doenças e pode constituir um problema de bem-estar. Uma alternativa é a suplementação de ferro através da ingestão voluntária, incentivada pelo condicionamento do paladar através da porca. Este estudo explorou os efeitos nos leitões do condicionamento do paladar através da porca e da ingestão voluntária de ração suplementada com ferro e aroma de anis, em comparação com injecções de ferro.
Métodos: A experiência consistiu num desenho fatorial 2 × 2: ±exposição materna ao aroma de anis na dieta e ±injecções de ferro nos leitões por via intramuscular. Vinte e três porcas e as respectivas ninhadas (242 leitões) foram distribuídas aleatoriamente por um de quatro tratamentos (n = 5 ou 6 por tratamento): sem aromatizante e sem injeção; sem aromatizante e com injeção de ferro; com aromatizante e sem injeção; e com aromatizante e com injeção de ferro. Todos os leitões tiveram acesso a uma ração suplementada com ferro e aroma de anis (formas orgânicas e inorgânicas) a partir do segundo dia de vida. Foram determinados o consumo de ração da porca e a concentração de anetol no leite, o peso e o ganho médio diário dos leitões, o desaparecimento da ração suplementada, o tempo utilizado no comportamento dos leitões e as concentrações de glicose e hemoglobina no sangue dos leitões.
Resultados: Ao longo das quatro semanas do estudo, as únicas diferenças significativas encontradas foram que os leitões que receberam a injeção de ferro tinham uma glicemia mais baixa no 14º dia e que o fornecimento de aroma materno aumentou a frequência da interação dos leitões com a ração e reduziu a frequência de amamentação.
Conclusão: Em resumo, o condicionamento do sabor materno reduziu a neofobia do creep feed nos leitões sem influenciar o consumo de ração. A suplementação de creep feed com ferro e aroma de anis aos leitões nas condições deste ensaio foi eficaz na prevenção da anemia por deficiência de ferro, independentemente da exposição ao condicionamento do sabor materno.
Kristen, R., Bathgate, R., Cronin, G. M., Hall, E., Possell, M., & O’Shea, C. J. (2024). Effect of Maternal Flavour Conditioning Combined with Organic and Inorganic Iron-Supplemented Creep Feed on Piglet Performance and Haemoglobin Status. Animals, 14(9), 1263. https://doi.org/10.3390/ani14091263