X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Conteúdo de energia digestível e metabolizável de diferentes fontes de lípidos em porcos de engorda

Esta experiência foi conduzida para determinar o conteúdo em energia digestível e metabolizável (ED e EM) de diferentes fontes de lípidos e para estabelecer equações de previsão para determinar a ED e EM das fontes de lípidos em função da sua composição em ácidos gordos.

22 Setembro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os lípidos são geralmente considerados como uma fonte de energia concentrada e altamente digestível. No entanto, a fonte de lípidos pode também afectar a sua digestibilidade e também a proteína e aminoácidos. As composições dos ácidos gordos de diferentes fontes de lípidos utilizadas na indústria suína variam amplamente. Em geral, os ácidos gordos insaturados são mais fáceis de digerir que os ácidos gordos saturados e um comprimento de cadeia abaixo de 14 carbonos é mais digestível que se for maior. Ainda pouco se sabe sobre a utilização de diferentes fontes de lípidos para porcos de engorda.

Esta experiência foi conduzida para determinar o conteúdo em energia digestível e metabolizável (ED e EM) de diferentes fontes de lípidos e para estabelecer equações de previsão para determinar a ED e EM das fontes de lípidos em função da sua composição em ácidos gordos.

Foram aleatoriamente distribuídos 84 machos castrados em crescimento (Duroc × Landrace x Yorkshire, com um peso de 39,4 ± 3,5 kg) por 14 dietas (13 fontes de lípidos e uma dieta basal composta de farinha de milho e de soja) com 6 porcos por dieta. O desenho foi em blocos completos e distribuição aleatória. As fontes de lípidos foram substituídas na dieta basal a um nível de 10% a expensas da farinha de milho e de soja. Os machos castrados foram alojados em jaulas metabólicas individuais para facilitar a recolha selectiva das fezes e da urina e foram alimentados com as repectivas dietas experimentais a nível de 4% do peso corporal inicial por dia. Foi realizada a colheita das fezes e urina durante os 5 dias posteriores a um periodo de adaptação de 7 dias.

Os resultados mostraram que o conteúdo de ED e EM das fontes de lípidos foi afectado pela composição dos seus ácidos gordos. Entre as fontes, observou-se que a digestibilidade mais baixa de lípidos foi o óleo de palma (86,7%), mostrando uma digestibilidade semelhante ao óleo de arroz. A banha, semente de algodão e óleo de amendoim tiveram uma digestibilidade relativamente baixa. O conteúdo de ED e EM das fontes de lípidos que contêm mais ácidos gordos poliinsaturados (PUFA) era, em geral, maior. O conteúdo de ED e EM da maioria dos lípidos de origem vegetal e animal pode ser prevista pelo conteúdo de PUFA, no ácido oleico (C18: 1) e ácido esteárico (C18: 0).

Su, Y. B., Bi, X. H., Ma, X. K., Huang, Q., Li, Z. C., Liu, L., and Lai, C. H. (2015). Determination and prediction of the digestible and metabolizable energy content of lipid sources fed to growing pigs. Animal Feed Science and Technology, 209, 119-127. doi:10.1016/j.anifeedsci.2015.07.004

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista