As lesões nos ombros e a condição corporal das porcas ao desmame têm causas tanto ambientais como genéticas. Os parâmetros podem ser qualificados a nível de exploração e, uma vez registados, estes podem ser incluídos nos objectivos de selecção e aplicar a selecção direccional. No entanto, para aumentar ainda mais o progresso genético destes caractéres, é vantajoso desenvolver valores de qualificação nos candidatos de selecção (varrascos ou nulíparas que ainda não exibem o fenótipo). Já tinha sido sugerido que a morfologia da escápula e a coluna da escápula poderiam ser um factor chave para que a porca desenvolva lesões nos ombros.
Neste estudo, foram desenvolvidos 11 caractéres novos que descrevem a morfologia da escápula baseada em imágens de tomografia computarizada em varrascos. Estes caractéres incluem a área, a largura, o comprimento, a altura e o volume da omoplata, assim como 6 caractéres obtidos da análise do componente principal, que descrevem 80% da variação observada para o perfil da espinha da omoplata.
As características analisadas tiveram uma herdabilidade moderada a alta (h2 de 0,29 a 0,78, SE = 0,06), correlações genéticas baixas a médias com as lesões do ombro (até 0,4, SE = 0,1) e score de condição corporal de desmame (até 0,25, SE = 0,1). Esses novos fenótipos podem ser registrados de forma automática e precisa antes da seleção de machos para inseminação artificial.
Se estes registos forem incluídos em modelos de selecção genómica multivariante, espera-se que melhore o progresso genético das lesões nos ombros e a pontuação da condição corporal ao desmame.
Ø Nordbø, L E Gangsei, T Aasmundstad, E Grindflek, J Kongsro; The genetic correlation between scapula shape and shoulder lesions in sows, Journal of Animal Science, Volume 96, Issue 4, 14 April 2018, Pages 1237–1245, https://doi.org/10.1093/jas/sky051