Com objectivo de avaliar o efeito de suplementar o meio de congelação dos espermatozóides suínos com glutatião reduzido (GSH ) sobre a capacidade fecundante in vivo do sémen submetido a procedimento de criopreservação, 12 ejaculados procedentes de 12 varrascos foram criopreservados com a presença ou ausência de 2 mm de GSH enquanto que o mesmo número de ejaculados diluídos procedentes dos mesmos varrascos foram usados como controlos negativos. Antes da congelação e 30 e 240 minutos depois da descongelação, foram avaliados 8 parâmetros: nível de resíduos de cisteína livre nas nucleoproteínas do esperma, fragmentação do ADN, viabilidade do esperma, integridade da membrana do acrossoma, níveis de peróxido intracelular e superóxido e motilidade total e progressiva dos espermatozóides. Além disso, foram utilizados um total de 180 porcas multíparas nos ensaios de campo para fertilidade. As porcas foram divididas aleatoriamente em três grupos e foram inseminadas com sémen diluído, sémen congelado controlo e sémen congelado com 2 mm de GSH adicionado.
A presença de GSH nos meios de congelação aumentou de forma significativa os índices de parto e o número de leitões nascidos totais e leitões nascidos vivos e contrapôs de forma parcial os efeitos negativos induzidos pela crioconservação sobre os espermatozóides congelados-descongelados.
Conclui-se que a suplementação dos meios de congelação com 2 mm de GSH melhora em grande medida a tecnologia de criopreservação de espermatozóides suínos já que melhora significativamente a capacidade fecundante dos espermatozóides congelados-descongelados.
E. Estrada, J. E. Rodríguez-Gil, L. G. Rocha, S. Balasch, S. Bonet and M. Yeste. Supplementing cryopreservation media with reduced glutathione increases fertility and prolificacy of sows inseminated with frozen-thawed boar semen. Andrology, Volume 2, Issue 1, January 2014, Pages: 88–99. DOI: 10.1111/j.2047-2927.2013.00144.x