X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

DDGS de milho nas dietas: efeito sobre os rendimentos produtivos da porca e dos leitões

A inclusão de DDGS durante o estado tardio de gestação e a lactação pode substituír a farinha de soja sem afectar o rendimento das porcas e leitões.

4 Junho 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os objectivos do presente estudo foram determinar os efeitos dos DDGS durante o estado tardio de gestação e o período de lactação sobre o rendimento das porcas e leitões, assim como no colostro e composição do leite, já que estes últimos são uns dos factores mais importantes para o futuro crescimento dos leitões, tanto durante a lactação como posteriormente ao desmame. Os DDGS são sub-produtos da indústria do bioetanol e convertem-se num valioso ingrediente que pode substituir o milho, a farinha de soja e o fosfato inorgânico das dietas dos porcos, dado que contém entre 2,5 e 3 vezes o conteúdo em fibra bruta, proteína bruta, gordura bruta e cinzas do milho. O desenho experimental foi realizado com trinta e seis porcas (Yorkshire) de segundo e terceiro parto (2.43 partos / ano) que foram alojadas num dos três grupos. As dietas continham 0 (control), 200 ou 400 g de DDGS/Kg e foram administradas durante os últimos 20 dias da gestação e ao longo do periodo de lactação (21 dias). As dietas experimentais continham 12,9MJ de energia metabolizável /Kg e 9,7g de lisina/Kg. As amostras de colostro e leite foram obtidas ao dia 0 (parto) e aos 21 dias (desmame).

Não foram observadas diferenças (P>0,05) na duração da gestação, intervalo desmame-cobrição, consumo médio diário, nem perdas de gordura dorsal e PV durante a lactação. Também não se observaram diferenças (P>0,05) nas dietas com DDGS no número total de nascidos por ninhada, nascidos vivos, média de peso ao nascimento, leitões por ninhada ao desmame ou ganho médio diário dos leitões durante a lactação. Não foram observadas diferenças significativas (P>0,05) nos sólidos totais, proteínas, gordura e lactose entre as porcas alimentadas com DDGS comparadas com as porcas alimentadas com a dieta controlo. Por outra parte, a composição em sólidos totais e proteína do colostro e do leite, foi maior no parto (dia 0) que no dia do desmame (dia 21) (P<0,001). Não obstante, a gordura e a lactose contidas no colostro e no leite das porcas aumentou (P<0,001) desde o dia 0 (parto) ao dia 21 (desmame).

Em conclusão, os resultados sugerem que 400 g DDGS/Kg (87 g lisina/Kg) suplementados com 5,2 g lisina/Kg incluídos nas dietas de gestação tardia e lactação das porcas, pode ser suficiente para substituir a farinha de soja sem afectar significativamente o rendimento das porcas e dos seus leitões, e por outra parte também não afectar a composição do colostro e do leite.

L.S. Wang, B.C. Su, Z. Shi, B.M. Shi, A.S. Dietary supplementation with maize distillers dried grains with solubles during late gestation and lactation: Effects on sow and litter performance, and on colostrum and milk composition. Animal Feed Science and Technology 179(1–4):149–153. http://dx.doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2012.11.002

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista