Foram levados a cabo dois testes para determinar os efeitos dos DDGS de sorgo no desenvolvimento do leitão em crescimento. Em ambos os casos os DDGS de sorgo foram adicionados a dietas base de milho e sorgo para determinar o seu impacto no GMD, CMD e IC.
No teste 1 foram utilizados 360 leitões desmamados do sexo masculino (peso inicial de 6,85 kg e 26 dias de idade) com 5 leitões por curral e 9 currais por tratamento. Os leitões foram distribuídos por 1 dos 8 tratamentos segundo um desenho factorial 2 x 4 sendo os efeitos principais a fonte de cereal (milho vs. sorgo) e dos DDGS de sorgo (0, 15, 30 e 45%). No conjunto (0 a 34) os leitões alimentados com as dietas com milho e sorgo tiveram GMD e CMD semelhantes mas o IC de foi pior (P<0,05) nos leitões alimentados com dietas à base de sorgo (1,62-1,64) por comparação com as dietas à base de milho (1,56 - 1,62). Além disso o aumento da incorporação de DDGS reduziu o GMD (linear, P<0,01) mas aumentou o CMD (linear, P<0,07), resultando num pior IC (linear, P<0,01).
No teste 2 um total de 180 leitões (peso vivo inicial de 10,8 kg e 38 dias de idade) foram utilizados num ensaio de 21 dias de duração dividindo 6 leitões por curral e 5 currais por tratamento. Os tratamentos foram ajustados a um modelo factorial 2 x 3 sendo os efeitos principais a fonte de cereal (milho vs. sorgo) e DDGS (0%, 30% DDGS de milho ou 30% de DDGS de sorgo). No final (dia 0 a 21), não foram detectadas diferenças no GMD, CMD e IC nos leitões alimentados com milho ou sorgo. A fonte de DDGS (milho vs. sorgo) também não teve influência sobre o crescimento, no entanto a adição de 30% de DDGS tanto nas dietas à base de milho como nas dietas à base de sorgo reduziu o GMD (P<0,10). Os leitões alimentados com DDGS tiveram um similar CMD e IC quando comparados com animais alimentados com a dieta basal (0% DDGS).
Em conclusão o sorgo pode ser utilizado como substituto adequado do milho nas fórmulas para leitões. No teste 1 o IC foi aproximadamente 5% pior em leitões alimentados com dietas à base de sorgo vs. milho, este valor é semelhante à diferença de conteúdo energético dos tipos de cereais. O aumento da incorporação de DDGS de sorgo até 45% reduziu o crescimento do leitão pelo que a sua inclusão deve ser analisada numa óptica custo/beneficio.
KM Sotak, RD Goodband, MD Tokach, SS Dritz, JM DeRouchey, JL Nelssen. 2011. The effects of sorghum dried distiller grains with solubles on nursery pig performance. Swine Day Kansas State, pages 118 - 128.