A brucelose é uma das zoonoses mais alargadas no mundo que afecta muitos animais domésticos e selvagens, incluindo bovinos, cabras, porcos e cães. Cada espécie do género Brucella tem um tropismo particular perante diferentes mamíferos sendo os mais relevantes para a saúde humana Brucella abortus, Brucella melitensis e Brucella suis que infectam bovinos, caprinos e camelídeos e suínos, respectivamente. Se bem que existam vacinas disponíveis frente a B. abortus e B. melitensis, até ao momento, não existe uma vacina eficaz para proteger os porcos da infecção por B. suis.
Alguns investigadores da "Universidad Nacional de San Martín" (Buenos Aires, Argentina), descreveram o desenvolvimento de uma nova estirpe vacinal que confere uma excelente protecção contra B. suis num modelo de infecção em ratos. Esta estirpe é uma delecção limpa do gene da fosfoglucomutase (PGM) que codifica para uma proteína que cataliza a conversão de glucose-6-P em glucose-1-P e que se utiliza como precursor para a biosíntese de muitos polissacáridos. A estirpe Delta-pgm carece de um lipopolissacárido completo, é incapaz de sintetizar beta glucanos cíclicos e é sensível a vários detergentes e à polimixina B. Os investigadores demonstraram que a estirpe que se replica nas células cultivadas, é completamente não virulenta no modelo de infecção no rato, mas protege frente a um desafio com a estirpe virulenta ao induzir a produção de citoquinas pro-inflamatórias.
Esta nova estirpe poderá ser um excelente candidato para o controlo da brucelose suína.
Czibener C, Del Giudice MG, Spera JM, Fulgenzi FR, Ugalde JE. Delta-pgm, a new live-attenuated vaccine against Brucella suis. Vaccine. 2016 Mar 18;34(13):1524-30. doi: 10.1016/j.vaccine.2016.02.025. Epub 2016 Feb 17.