Um estudo realizado entre investigadores da Universidade Estatal de Kansas em colaboração com a Universidade de Leiden na Holanda e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu um novo mecanismo da expressão genética no vírus do Síndroma Reprodutivo e Respiratório Suíno, virus que custa à suinicultura norte-americana, mais de $600 milhões por ano. Esta descoberta proporciona uma nova via para os cientístas para explorar possíveis estratégias que ajudem ao controlo e prevenção da doença.
A Dra. Ying Fang e os seus colegas identificaram uma proteína, nsp2TF no vírus do PRRS. Esta proteína expressa-se através de um novo mecanismo de expressão génica chamado -2 "frameshifting" ribossomal. O frameshifting faz com que o ribossoma deloque dois nucleótidos para trás, o que resulta no deslocamento dos codões que serão lidos de maneira diferente e produzirão uma nova proteína com uma função diferente.
Segundo este estudo, este -2 frameshifting requer uma proteína do vírus do PRRS , nsp1beta. É a primeira vez que se encontra um mecanismo genético de um vírus que requer a acção de uma proteína viral trans-activante em vez de uma estrutura de ARN para induzir o frameshifting ribossomal, o que é novo no campo da tradução de proteínas.
A função da proteína nsp2TF está actualmente sob investigação. A proteína contém um elemento genético que pode ser responsável pela supressão do sistema imunitário do porco.
Yanhua Li, Emmely E. Treffers, Sawsan Napthine, Ali Tas, Longchao Zhu, Zhi Sun, Susanne Bell, Brian L. Mark, Peter A. van Veelen, Martijn J. van Hemert, Andrew E. Firth, Ian Brierley, Eric J. Snijder and Ying Fang.Transactivation of programmed ribosomal frameshifting by a viral protein. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. doi: 10.1073/pnas.1321930111