O Senecavirus A (ACV) é um picornavírus emergente que tem sido associado com um aumento dos surtos de doença vesicular e mortalidade neo-natal no gado suíno. Existem muitos aspectos da biologia e epidemiologia da infecção por SVA que continuam a ser desconhecidos e é por isso que investigadores norte-americanos realizaram um estudo em explorações suínas afectadas por doença vesicular e aumento da mortalidade neo-natal. Durante as investigações foram recolhidas amostras clínicas e ambientais de explorações afectadas e não afectadas para detectar a presença do SVA mediante PCR em tempo real e isolamento do vírus.
Em particular, o SVA foi detectado e isolado das lesões vesiculares e tecidos de porcos afectados, amostras ambientais, fezes e intestino delgado de rato. O ácido nucleico do SVA também foi detectado em moscas recolhidas nas explorações sem historial de doença vesicular. A detecção do SVA em ratos e amostras de mosca doméstica e a recuperação do vírus viável das fezes e intestino delgado de rato sugerem que estas pragas possam desempenhar um papel na epidemiologia do SVA.
Estes resultados proporcionam uma informação importante que pode permitir o desenvolvimento de melhores estratégias de prevenção e controlo do SVA.
Lok R. Joshi, Kristin A. Mohr, Travis Clement, Kyle S. Hain, Bryan Myers, Joseph Yaros, Eric A. Nelson, Jane Christopher-Hennings, Danielle Gava, Rejane Schaefer, Luizinho Caron, Scott Dee, Diego G. Diel; Detection of the Emerging Senecavirus A in Pigs, Mice and Houseflies; JCM Accepted Manuscript Posted Online 30 March 2016 J. Clin. Microbiol. doi:10.1128/JCM.03390-15