Os ácidos nucleicos dos vírus e a resposta de anticorpos contra agentes patogénicos podem ser medidos usando fluidos orais suínos (OFs). Foi demonstrado previamente a detecção do genoma do vírus da Febre Aftosa (FMDV) nos OFs suínos.
O isolamento do vírus e a detecção do antigénio viral são ensaios de confirmação adicionais para o diagnóstico do vírus da Febre Aftosa, mas estes métodos não foram avaliados utilizando estes fluidos suínos.
Os objectivos deste estudo foram validar a detecção molecular do vírus da Febre Aftosa em fluidos orais, avaliar a detecção de antigénios e o isolamento do vírus da Febre Aftosa nestes fluidos e desenvolver um ensaio para a detecção isotípica de anticorpos anti-FMDV em OFs.
O ácido ribonucleico (RNA) do FMDV foi detectado através de qRT-PCR em OFs de porcos infectados experimentalmente do dia 1 pós-infecção (dpi) até ao dia 21 dpi. O vírus da Febre Aftosa foi isolado a partir de OFs do 1 ao 5 dpi. Além disso, os antigénios do FMDV foram detectados em OFs do 1 ao 6 dpi usando uma teste de faixa imunocromatográfica de fluxo lateral (LFIST), que é um teste rápido rápido, e do 2 ao 3 dpi usando um ensaio de imunoabsorção (DAS ELISA). Além disso, foi detectada imunoglobulina A (IgA) específica para FMDV em OFs usando um ELISA específico de isótipos indirecto a partir do 14 dpi.
Estes resultados mostram o uso potencial dos fluídos orais para detectar o genoma do vírus da Febre Aftosa, o vírus vivo e os antigénios virais, assim como para quantificar a resposta dos anticorpos IgA da mucosa.
Chandrika Senthilkumaran, Ming Yang, Hilary Bittner, Aruna Ambagala, Oliver Lung, Jeffrey Zimmerman, Luis G. Giménez-Lirola, Charles Nfon. Detection of genome, antigen, and antibodies in oral fluids from pigs infected with foot-and-mouth disease virus. Canadian Journal of Veterinary Research. April 2017, Vol. 81, No. 2.