Durante os últimos tempos aumentou a vigilância das infecções sobre o vírus da GripeA (IAV) nas populações humana e suína. Os ensaios de anticorpos demonstraram ser úteis em programas de vigilância já que os anticorpos proporcionam um registo da exposição prévia e a tecnologia é de baixo custo.
O objectivo desta investigação foi comparar o rendimento dos ensaios de anticorpos séricos da gripe a partir de amostras recolhidas de porcos (vacinados ou não) inoculados com A/Swine/OH/511445/2007 γH1N1 ou A/Swine/Illinois/02907/2009 Cluster IV H3N2 e controlados durante 42 dias. Durante o estudo foram recolhidas amostras semanais de soro que foram analisadas para a presença de anticorpos anti-IAV utilizando a inibição da hemaglutinação homóloga e heteróloga (IHA), ELISAs indirectos comerciais para H1N1 e H3N2 e um ELISA de bloqueio da nucleoproteína (NP) comercial.
A IHA homóloga mostrou 100% de sensibilidade diagnóstica mas na maioria dos casos não conseguiu detectar a infecção com o vírus heterólogo. Com umas sensibilidades de diagnóstico de 1,4% e 4,9%, respectivamente, os testes ELISA indirectos para H1N1 e H3N2 foram ineficazes na detecção de anticorpos IAV em porcos infectados com os vírus da gripe contemporâneos utilizados no estudo. No ponto de corte de S/N ≤ 0,60, a sensibilidade e a especificidade do ELISA de bloqueio da nucleoproteína foi estimada em 95,5% e 99,6%, respectivamente. Os factores estatisticamente significativos que afectam os resultados S/N incluem o estado de vacinação, o inóculo (subtipo de vírus), o dia pós-inoculação e as interacções entre estes factores.
Os anticorpos séricos contra NP proporcionam um objectivo de sreening de diagnóstico universal ideal e poderiam ser uma abordagem rentável para a detecção e vigilância das infecções por IAV nas populações suínas.
C. K. Goodell, J. Prickett, A. Kittawornrat, J. Johnson, J. Zhang, C. Wang and J. J. Zimmerman. Evaluation of Screening Assays for the Detection of Influenza A Virus Serum Antibodies in Swine. Transboundary and Emerging Diseases.Volume 63, Issue 1, pages 24–35, February 2016. DOI: 10.1111/tbed.12214