X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Detecção de alteração do tamanho da vulva da porca em cio utilizando tecnologia de visão mecânica

A câmara LiDAR tem potencial como ferramenta não invasiva para ajudar a identificar o cio das porcas.

27 Abril 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A detecção exacta do cio nas porcas é essencial para alcançar uma alta taxa de parição e manter um bom desempenho reprodutivo. O método convencional de detecção do cio utiliza um teste de pressão traseira demorado e de trabalho intensivo realizado pelos operadores. O objectivo deste estudo foi desenvolver um método automatizado de detecção de cio através da monitorização da alteração do inchaço da vulva em torno do cio, utilizando uma câmara LiDAR. Um total de sete porcas multíparas alojadas individualmente e uma marrã foram monitorizadas uma vez por dia durante 19 dias consecutivos, começando 2 dias antes de deixarem de receber altrenogest. Uma nuvem de pontos tridimensional (3D) da região vulvar foi adquirida manualmente usando a câmara LiDAR a 0,7 - 1,0 m das costas das porcas. A precisão da câmara LiDAR foi examinada num laboratório antes de se obterem imagens das porcas.

Os resultados mostraram que o erro de medição em profundidade era de 3,4 ± 3,0 mm (média ± desvio padrão). Os dados recolhidos da nuvem de pontos da porca foram processados utilizando um algoritmo personalizado para criar modelos 3D da região vulvar, separados do corpo da porca. Cinco características 2D e 3D foram extraídas dos modelos 3D para descrever o tamanho da vulva. A análise de regressão linear mostrou que o volume calculado (largura × comprimento × altura) podia representar o volume da vulva. Os resultados também mostraram que o volume da vulva era um indicador fiável do cio. A duração e intensidade do inchaço mostrou grandes variações entre as porcas. Este estudo também indica que as porcas com maior volume de vulva tinham uma menor percentagem de inchaço em torno do cio.

Os resultados sugerem que a câmara LiDAR tem potencial como uma ferramenta não invasiva para ajudar a identificar o cio das porcas.

Xu Z, Sullivan R, Zhou J, Bromfield C, Lim TT, Safranski TJ, Yan Z. Detecting sow vulva size change around estrus using machine vision technology. Smart Agricultural Technology, 2023; 3: 100090. https://doi.org/10.1016/j.atech.2022.100090.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista