A detecção tardia de doenças causa perdas económicas significativas aos produtores de porcos e aos governos. Como normalmente os primeiros sinais costumam ser febre e movimentos reduzidos, que comportam uma diminuição do consumo de água e de ração, tem sido desenvolvido um novo sistema inteligente para monitorizar a temperatura corporal e o movimento em tempo real, que facilita a detecção precoce de doenças infecciosas.
Neste estudo, conduzido dentro de um programa de investigação europeu chamado Rapidia Field, é analisado o sistema em 10 porcos infectados experimentalmente com duas doses de uma estirpe atenuada de Peste Suína Africana. Diferentes bio-sensores e um acelerómetro integrados num brinco capturam dados antes e depois da infecção e são utilizadas videocâmaras para monitorizar os animais 24 h por dia.
Os resultados mostraram que em 8 dos 9 casos, o sistema de monitorização detectou o estabelecimento da infecção como um aumento da temperatura e uma redução do movimento antes, ou ao mesmo tempo, que a detecção através da medição da temperatura rectal, observação dos sinais clínicos, diminuição do consumo de água ou detecção positiva do vírus através qPCR. A isto há que adicionar que a redução do movimento foi detectada de um modo fiável utilizando um sistema automático de análises de vídeo que proporciona uma alternativa económica à medição do movimento em directo.
O sistema pode ser configurado para avisar o pessoal quando haja febre alta, redução do movimento, ou ambas, em um ou mais animais. Este sistema pode ser de utilidade para monitorizar explorações sentinela em tempo real, reduzindo consideravelmente o custo financeiro e logístico das amostragens periódicas e aumentando as possibilidades de uma detecção precoce da infecção.
Martinez-Aviles M., Fernandez-Carrion E., Lopez Garcia-Baones JM. y Sanchez-Vizcaino JM.. Early Detection of Infection in Pigs through an Online Monitoring System. Transboundary and Emerging Diseases. In Press. ISSN: 1865-1674. DOI: 10.1111/tbed.12372