O comportamento animal é um aspecto importante na avaliação do seu bem-estar. Os detectores infra-vermelhos passivos (DIP), que detectam mudanças térmicas para medir a actividade, já têm sido usados para registar dados sobre o comportamento de grupos de animais. Neste estudo, foi investigada mais a fundo a adequação desses detectores para a recolha de perfis de actividades em áreas específicas.
O objectivo foi registar a actividade de um grupo de onze porcos de engorda num parque, bem como a actividade nas cinco áreas funcionais (repouso, alimentação, bebida, exploração e eliminação).
Com a finalidade de avaliar os dados obtidos, foi gravado o comportamento em vídeo para uma avaliação visual. Além disso, foram registados os parâmetros relevantes do ambiente interior (amoníaco, temperatura do ar e humidade relativa).
Para a medição da actividade por DIP, foram encontradas fortes correlações de até r = 0.87 em comparação com a avaliação visual. Os resultados indicam que as mudanças de actividade durante o dia e a actividade em áreas funcionais definidas podem ser registadas por DIP.
Estes dados, combinados com os obtidos com sensores relacionados com o clima, poderão servir ao produtor pecuário como ferramenta de vigilância para a detecção precoce de alterções de comportamento ou servir como aspecto parcial dentro de uma análise de pontos críticos numa consultoria externa da exploração.
Von Jasmund N, Wellnitz A, Krommweh MS, Büscher W. Using Passive Infrared Detectors to Record Group Activity and Activity in Certain Focus Areas in Fattening Pigs. Animals. 2020; 10(5): 792. https://doi.org/10.3390/ani10050792