O melhoramento genético continuo requere a verificação das necessidades nutricionais para os genótipos suínos desenvolvidos mais recentemente. Sabe-se que as necessidades de aminoácidos variam com o genótipo do suíno, o uso de estimativas correctas tem implicações económicas e ambientais positivas. Um destes aminoácidos é a lisina, maioritariamente utilizada para a síntese de proteínas, cuja quantidade na dieta está directamente relacionada com o crescimento dos leitões.
O objectivo deste estudo foi o de determinar as necessidades em SID Lys em leitões desmamados de 7 e 15 kg alimentados com uma dieta à base de milho e bagaço de soja.
Para isto um total de 144 leitões com um peso inicial de 6,51 ± 0,56 kg (média ± DE) foram distribuídos por uma de 6 dietas seguindo um desenho em blocos totalmente aleatório, baseado no peso corporal para obter oito parques com três leitões cada um. As seis dietas continham 1,00, 1,16, 1,32, 1,48, 1,64 e 1,80% de SID Lys, com a adição de L-Lys-HCl cristalino em retirando amido de milho. As dietas foram equilibradas com outros aminoácidos essenciais para suprir as necessidades. Os leitões tiveram livre acesso às dietas e a água durante 21 dias. O peso individual dos leitões e o desaparecimento do alimento foram registados semanalmente e foram recolhidas amostras de sangue nos dias 1, 14 e 21.
O ganho médio diário (GMD) e o consumo médio de alimento não foram afectados pelo conteúdo de SID Lys durante os primeiros 7 dias. No entanto, a adição de SID Lys à dieta incrementou quadraticamente a eficiência (G:F) durante os primeiros 7 dias do estudo. Foi observado um aumento quadrático no GMD e G:F quando o conteúdo de SID Lys aumentou nas dietas desde o dia 14 ao dia 21. Durante todo o período experimental o aumento do conteúdo de SID Lys da dieta incrementou quadraticamente o GMD e o G:F, enquanto o N ureico no plasma diminui quadraticamente à medida que aumentava o conteúdo de SID Lys. As necessidades de SID Lys foram estimadas para modelos lineares e quadráticos de linha descontinua.
Em conclusão a necessidade de SID Lys para um crescimento óptimo em leitões desmamados de 7 a 15 kg e alimentados com dietas à base de milho e bagaço de soja, utilizando modelos lineares e quadráticos de linha descontinua foi de 1,27% y 1,30% para GMD e 1,27% e 1,43% para G:F, respectivamente dando assim um valor médio total de 1,32%.
Lee J, González-Vega JC, Htoo JK, Nyachoti CM. Evaluating the standardized ileal digestible lysine requirement of 7-to 15-kg weanling pigs fed corn-soybean meal-based diets. Animal. 2021; 15(2): 100127. https://doi.org/10.1016/j.animal.2020.100127