A espiroqueta intestinal anaeróbica Brachyspira suanatina foi descrita pela primeira vez em 2007, mas desde então não tinham sido notificados novos isolamentos em porcos.
Em consequência, quando a espécie foi validada em 2016, a ocorrência geral e a relevância clínica em porcos era desconhecida. Numa exploração de engorda no sul da Alemanha foi observada diarreia muco-hemorrágica em 60% (750 animais) dos porcos de engorda. Foi feito um estudo diagnóstico que incluía cultivo de Brachyspira e de Salmonella, PCR Multiplex específica para Lawsonia intracellularis, B. hyodysenteriae e B. pilosicoli e exame post mortem dos porcos severamente afectados.
As provas para Salmonella, Lawsonia intracellularis e B. hyodysenteriae foram todas negativas. As lesões macroscópicas e microscópicas concordavam com disenteria e foram detectadas espiroquetas por tinção com prata em amostras de tecido da papila ileal, no cego. A B. suanatina foi cultivada a partir de fezes ou cólon de todos os animais amostrados (n=5) e foi identificado usando nox-RFLP e MALDI-TOF MS.
Segundo um relatório inicial, a B. suanatina pode ser isolada de aves e pode ser demonstrada a infecção entre espécies infectando porcos com um isolado avícola. Portanto, a produção ao ar livre, como no caso apresentado aqui, e o comércio internacional pode acarretar um risco de infecção para as explorações livres destas espiroquetas.
Judith Rohde, Monir Majzoub-Altweck, Almuth Falkenau, Walter Hermanns, Eric R Burrough, Mathias Ritzmann and Julia Stadler. Occurrence of dysentery-like diarrhoea associated with Brachyspira suanatina infection on a German fattening pig farm. Veterinary Record. Volume 182, Issue 7. http://dx.doi.org/10.1136/vr.104705