O uso de antimicrobianos e as resistências em produção animal são motivo de preocupação para a saúde pública.
Os objectivos principais deste estudo foram determinar a frequência de resistência a 12 antimicrobianos em isolados de Escherichia coli de 39 explorações suínas e identificar os padrões de uso de antimicrobianos nestas explorações. Outros objectivos foram determinar se uma categorização das explorações baseada na duração do uso de antimicrobianos na ração (longo prazo versus curto prazo) poderá prevero aparecimento de resistência nestas explorações e identificar o uso de fármacos antimicrobianos específicos associados ao aprecimento de resistência. Foram isolados Escherichia coli de todas as etapas de produção das explorações e foi realizado um teste de susceptibilidade contra um painel de antimicrobianos.
As maiores frequências de resistência foram observadas para a tetraciclina, trimetoprim/sulfametoxazol e estreptomicina com os níveis mais elevados de resistência observados em isolados procedentes de porcos que se encontravam nas primeiras fases do desmame. Foram observadas diferenças nos tipos de antimicrobianos utilizados entre as explorações de uso a longo e curto prazo. A categorização das explorações como uso a longo ou curto prazo foi suficiente para prever o provável aparecimento de resistência a 3 tipos de antimicrobianos e pode proporcionar uma ajuda no controlo da resistência na cadeia alimentar. A etapa de produção foi uma variável indicadora significativa em todos os modelos de resistência construídos e não reflectiu apenas o uso de antimicrobianos em cada etapa. A selecção cruzada e a co-selecção da resistência foi evidente nos modelos construídos e o uso dos fármacos trimetoprim/sulfonamida em particular foi associado ao aparecimento de resistência a outros antimicrobianos.
Gibbons JF, Boland F, Egan J, Fanning S, Markey BK, Leonard FC. Antimicrobial Resistance of Faecal Escherichia coli Isolates from Pig Farms with Different Durations of In-feed Antimicrobial Use; Zoonoses Public Health. 2016 May;63(3):241-50. doi: 10.1111/zph.12225.