A fibra alimentar pode ser degradada por bactérias do intestino grosso, gerando ácidos gordos de cadeia curta benéficos para a saúde intestinal. Este estudo examinou os efeitos de diferentes fontes de fibra no crescimento, estado imunitário e saúde intestinal de leitões desmamados alimentados com dietas sem antibióticos.
Métodos: Sessenta leitões (peso = 8,18 ± 1,35 kg) foram distribuídos por 3 tratamentos alimentares, de acordo com o peso e o sexo, num desenho de blocos completamente aleatórios (5 celas/tratamento e 4 leitões [2 machos e 2 fêmeas] /cela): (1) dieta sem antibióticos (controlo); (2) controlo + 6% de sêmea de trigo; (3) controlo + 4% de polpa de beterraba. O desempenho em termos de crescimento e a diarreia foram medidos e foram recolhidas amostras de sangue, íleo, mucosa íleal e conteúdo cecal.
Resultados: A suplementação da dieta com sêmea de trigo tendeu a aumentar o ganho médio diário em comparação com o grupo de controlo do dia 1 ao 14 e do dia 1 ao 28. A suplementação com sêmea de trigo aumentou a eficiência em comparação com os grupos de controlo e de polpa de beterraba do dia 1 ao 14 e do dia 1 ao 28. Em comparação com o grupo de controlo, a adição de sêmea de trigo reduziu a taxa de diarreia do dia 1 ao dia 14 e tendeu a diminuir a taxa de diarreia do dia 1 ao dia 28. A adição de sêmea de trigo reduziu a atividade sérica da diamina oxidase no dia 14 e aumentou os níveis de ARNm da ocludina íleal no dia 28, em comparação com o controlo. Os leitões alimentados com sêmea de trigo mostraram uma diminuição dos níveis séricos de interleucina-6 em comparação com os alimentados com polpa de beterraba e uma diminuição dos níveis ileais de interleucina-8 em comparação com os grupos de controlo e de polpa de beterraba no dia 28. A suplementação com sêmea de trigo aumentou os níveis séricos de imunoglobulina A (IgA), IgG e IgM em comparação com a polpa de beterraba no 14º dia, e aumentou os níveis séricos de IgA e IgA secretória íleal em comparação com o controlo e a polpa de beterraba no 28º dia. Os leitões alimentados com sêmea de trigo apresentaram maior α-diversidade da microbiota cecal do que os alimentados com polpa de beterraba apresentaram uma menor α-diversidade da microbiota cecal do que os leitões do grupo de controlo. Em comparação com o controlo, a adição de sêmea de trigo aumentou a abundância de Lachnospira e o nível de ácido butírico cecal. Os leitões alimentados com sêmea de trigo também apresentaram uma maior abundância de Lachnospira e unclassified_f_Lachnospiraceae em comparação com os alimentados com polpa de beterraba.
Conclusão: A suplementação com sêmea de trigo em dietas sem antibióticos melhorou o desempenho, a resposta imunitária, a função de barreira intestinal e a microbiota em comparação com leitões do grupo de controlo e alimentados com polpa de beterraba. Por conseguinte, a suplementação com sêmea de trigo na dieta de leitões desmamados foi mais eficaz do que a suplementação com polpa de beterraba.
Shang Q, Liu H, Wu D, Mahfuz S, Piao X. Source of fiber influences growth, immune responses, gut barrier function and microbiota in weaned piglets fed antibiotic-free diets. Animal Nutrition. 2021; 7(2): 315-325. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2020.12.008