X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Avaliação da eficácia e segurança de diferentes níveis dietéticos de n-carbamilglutamato em suínos de engorda

A suplementação com N-carbamilglutamato em suínos de engorda pode melhorar o desempenho e o metabolismo.

14 Novembro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Foi demonstrado que o N-carbamilglutamato (NCG) melhora o desempenho reprodutivo, a performance do crescimento e o efeito regulador da qualidade da carne em suínos de engorda. No entanto, poucos estudos foram realizados sobre a utilização de NCG em suínos de engorda, bem como a avaliação da segurança e da dose ideal de suplementação. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de níveis crescentes de NCG sobre o desempenho, parâmetros bioquímicos sanguíneos, caraterísticas da carcaça e indicadores relacionados em suínos de engorda, e determinar o nível ideal de suplementação.

Métodos: Foram utilizados 144 porcos de engorda (Duroc × Large White × Landrace, 32,24 ± 1,03 kg) numa experiência de 74 dias e cada tratamento foi repetido 6 vezes com 4 porcos (2 machos castrados e 2 marrãs) por pocilga. Os tratamentos dietéticos consistiram numa dieta básica de milho e soja suplementada com 0% (controlo), 0,05%, 0,1%, 0,1%, 0,15%, 0,2% ou 1% de NCG. Os primeiros 5 grupos foram utilizados para estudar o nível ótimo de suplementação de NCG, enquanto os grupos de controlo, 0,1% e 1% de NCG foram utilizados para estudar a segurança de doses elevadas de NCG. A toxicidade de doses elevadas de NCG (muito acima dos níveis recomendados) foi avaliada através de análises sanguíneas de rotina e de exames bioquímicos e histopatológicos do coração, fígado, baço, pulmão, rim e estômago. Foram analisadas amostras de sangue, medições da qualidade muscular, ácidos gordos totais e expressão genética no músculo longissimus dorsi.

Resultados: Em comparação com o grupo de controlo, o peso final e o ganho médio diário tenderam a ser mais elevados no grupo 0,1%, a percentagem de musculo tendeu a ser mais elevada no grupo 0,05%, os níveis de aminoácidos livres no sangue aumentaram no grupo 0,1%, tanto a suplementação com 0,1% como com 0,15% de NCG aumentou os níveis séricos de óxido nítrico e a expressão de genes relacionados com o crescimento muscular e o metabolismo lipídico, e a suplementação com NCG melhorou os ácidos gordos monoinsaturados C18: 1N9C de uma forma dependente da dose. Para além disso, as análises sanguíneas de rotina, os parâmetros bioquímicos do sangue e o exame histopatológico não revelaram quaisquer anomalias.

Conclusão: Conclui-se que o aumento dos níveis de N-carbamilglutamato não melhorou linearmente o desempenho do crescimento ou o metabolismo dos ácidos gordos; a dose de 0,1% mostrou o melhor efeito e uma dose elevada (1%) não mostrou qualquer risco de toxicidade.

Wang, C., Shang, L., Guo, Q., Duan, Y., Han, M., Li, F., Yin, Y., & Qiao, S. (2022). Effectiveness and safety evaluation of graded levels of N-carbamylglutamate in growing-finishing pigs. Animal Nutrition, 10, 412-418. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2022.04.012

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista