As porcas de linhagens genéticas modernas são mais precoces, produtivas e, portanto, podem ter maiores necessidades nutricionais. Embora a precisão nutricional das porcas tenha melhorado nos últimos anos, actualmente ainda temos poucas informações sobre a influência das vitaminas na produção suína. A falta de conhecimento na área leva ao uso de níveis de vitaminas na dieta alimentar superiores aos valores sugeridos pelas tabelas nutricionais.
O objectivo deste estudo foi avaliar o efeito do nível de suplementação vitamínica em porcas gestantes e lactantes e nas suas ninhadas. Os parâmetros avaliados foram o rendimento reprodutivo e condição corporal das porcas e o rendimento e perfil imunológico das ninhadas até ao abate.
Para isso, o estudo foi dividido em duas fases. Na primeira fase, 104 porcas foram distribuídas aleatoriamente em blocos de acordo com sua paridade e receberam um dos dois tratamentos até os 21 dias de lactação: controlo-standart (níveis de vitaminas padrão) e teste-elevado (níveis elevados de vitaminas). Cada porca e a sua respectiva ninhada foram consideradas uma unidade experimental. Foram monitorisados a pontuação da condição corporal da porca, a espessura da gordura dorsal e o rendimento reprodutivo. Na segunda fase, 60 porcos castrados e 60 nulíparas de 21 dias foram estudados até o abate (164 dias). Os leitões foram distribuídos aleatoriamente em blocos de acordo com seu peso e sexo num desenho factorial 2 × 2, com 10 baias por tratamento. Seguindo os mesmos tratamentos da primeira fase, foram avaliados o rendimento, a taxa de mortalidade e a resposta imunitária humoral dos leitões.
Como resultado, a suplementação de vitaminas não teve efeitos positivos sobre os parâmetros reprodutivos ou condição corporal das porcas. Já na segunda fase, os leitões cujas mães foram alimentadas com altos níveis de vitaminas apresentaram melhor rendimento, manifestando-se em maior ganho de peso.
Em conclusão, a maior suplementação vitamínica das porcas durante a gestação e lactação não teve um efeito positivo sobre seus parâmetros reprodutivos ou condição corporal, mas foram observados resultados benéficos nas suas ninhadas ao desmame.
Santos RKS, Novais AK, Borges DS, Alves JB, Dario JGN, Frederico G, Pierozan CR, Batista JP, Pereira M, Silva CA. Increased vitamin supplement to sows, piglets and finishers and the effect in productivity. Animal. 2020; 14(1): 86-94. https://doi.org/10.1017/S1751731119001927