X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Diferentes sabores no “creep-feed” e melhoria produtiva do leitão

A variedade de aromas na dieta para leitões pode ser um método para estimular o comportamento exploratório precoce, o consumo de alimento e o rendimento.

13 Novembro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

O "Creep feeding" pode melhorar o crescimento e desempenho de leitões antes e depois do desmame, especialmente se o fornecimento de leite da porca for reduzido por qualquer razão, apesar do consumo de "creep feed" ser baixo.

Este estudo foi realizado para investigar o efeito do aumento da variedade de "creep feed" utilizando diferentes sabores sequênciais sobre a ingestão, o crescimento e a saúde dos leitões em dois sistemas de alojamento com diferentes graus de complexidade e liberdade para a porca. Foram utilizadas trinta e seis porcas (Large White x Landrace) num desenho factorial 2 × 2. A 5 dias do parto, as fêmeas foram alocadas aleatoriamente num dos dois tipos de alojamento: (a) jaula de parto ou (b) jaula ampla PigSAFE (do inglês “Piglet and Sow Alternative Farrowing Environment”). Às ninhadas foi distribuído, no dia 10 de lactação (I) "creep feed" comercial padrão ou (II) "creep feed" diferentes, com a mesma base que (I) com a adição de um dos 5 diferentes agentes aromatizantes fornecidos sequencialmente em dias diferentes, como se segue: damasco, frutos vermelhos, caramelo, maçã e manteiga doce.

Os sistemas de alojamento não tiveram efeito na perfomance dos leitões nos periodos de lactação e pós-desmame. A adição com 5 aromas em ordem sequencial diária aumentou a frequência de alimentação por hora das visitas ao comedouro no dia 18 de vida (P = 0,004) e aumentou o consumo dos leitões do dia 15 ao 22 de lactação (P = 0,01) e do dia 22 ao desmame (dia 28) (P = 0,03). Quando se controlou por dia de apresentação, o aroma a manteiga doce levou a um consumo superior ao aroma a frutos vermelhos (P = 0.004), com os outros aromas no meio. A experiência anterior com diversidade dos sabores levou a um significativo aumento de peso nas primeiras 2 semanas após o desmame num regime de alimentação standart para ambos os tratamentos (P = 0,03).

Em conclusão, a alimentação sequencial com diferentes "creep feed" aromatizados fornecidos a leitões durante a lactação aumenta o consumo de alimentação sólida antes do desmame e o ganho de peso nas primeiras duas semanas após o desmame. Finalmente, não houve efeito sobre a quantidade de "creep feed" consumido no sistema de alojamento.

Adeleye, O.O., Guy, J.H. and Edwards, S.A. 2014. Exploratory behaviour and performance of piglets fed novel flavoured creep in two housing systems. Animal Feed Science and Technology, 191; 91–97. DOI: 10.1016/j.anifeedsci.2014.02.001

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista