X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Digestibilidade e rendimento produtivo em leitões alimentados com bagaço de canola

A nível mundial, o bagaço de canola (CM), incluindo o bagaço de colza (CZM), é a fonte de proteína mais utilizada como alternativa ao bagaço de soja na produção suína.

4 Maio 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A nível mundial, o bagaço de canola (CM), incluindo o bagaço de colza (CZM), é a fonte de proteína mais utilizada como alternativa ao bagaço de soja na produção suína. No entanto, o CM contém muito menos glucosinolatos, hoje em dia, que o CZM há décadas permitindo uma maior inclusão dietética de CM nas dietas de porcos. No entanto, a qualidade nutritiva de CM é variável e pode afectar o rendimento do crescimento dos porcos.

Foram utilizados 240 leitões (peso corporal inicial: 9,6 ± 0,7 kg) que foram desmamados aos 19 ± 1 dias de idade e alimentados com 200 g/kg de bagaço de soja (SBM) ou 4 amostras de Brassica napus CM (CM1, CM2, CM3 e CM4 seleccionadas de 4 fábricas de extracção, com dissolvente, em 3 províncias do oeste do Canadá) começando 2 semanas após o desmame e durante 4 semanas (dia 1-28). Nas amostras de 4 CM, a proteína bruta (PB) variou de 362 a 419 g/kg, a fibra ácido detergente de 158 a 195 g/kg e os glucosinolatos totais de 1,13 a 7,38 μmol/g. Foram formuladas dietas para proporcionar 9,6 MJ de energia neta (EN)/kg e 1,2 g de lisina (Lis) ileal digestível standartizada (SID)/MJ EN e foram apresentadas em forma de grânulo.

Comparando CM com SBM, a inclusão de CM na dieta diminuiu a CATTD da matéria seca (MS) em 0,037, a energia bruta (EB) em 0,036 e a PB em 0,040, enquanto que o valor de energia digestível (ED) das dietas CM manteve-se e o valor da previsão de EN das dietas CM melhorou em 0,078 MJ/kg. Entre as 4 dietas de CM, não foram observadas diferenças para a CATTD de MS, EB e PB, mas o ED e o valor previsto de EN foram diferentes. O consumo médio diário (CMD) e o ganho médio diário (GMD) dos leitões não diferiu entre as dietas CM e a dieta SBM para cada semana e para o ensaio completo (dia 1-28), mas o ganho foi maior para as dietas CM que para SBM entre os dias 1-7 e para o ensaio completo. Entre as 4 dietas de CM, o CMD e o GMD diferiram para todo o ensaio.

Pode-se concluir que a inclusão de 200 g CM/kg para substituir o SBM não afectou a ADFI e ADG em porcos desmamados. No entanto, o crescimento diferiu entre as fontes de CM indicando que as diferenças de qualidade entre as amostras de CM afectaram o rendimento dos leitões.

Wang, L. F., Beltranena, E., and Zijlstra, R. T. (2017). Diet nutrient digestibility and growth performance of weaned pigs fed Brassica napus canola meal varying in nutritive quality. Animal Feed Science and Technology, 223, 90-98. http://dx.doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2016.11.011

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista