X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Alterações na digestibilidade, retenção e perda endógena de cálcio durante a gestação em porcas.

A perda endógena basal, a digestibilidade estandardizada do tracto total do cálcio em carbonato de cálcio e a retenção de Ca em porcas gestantes muda durante a gestação, mas a fitase de microbiana reduz a perda endógena basal de cálcio.

3 Fevereiro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O estado fisiológico da porca afecta a digestibilidade estandardizada do tracto total (STTD) do cálcio (Ca), a retenção de Ca e fosforo (P) e a eficácia da fitase para liberar Ca e P. No entanto, não foram estudadas as variações destes parâmetros ao longo da gestação. O presente estudo foi realizado para avaliar a hipótese de que a STTD do Ca, a retenção de Ca e P e a resposta à fitase microbiana na STTD de Ca e a digestibilidade aparente do tracto total (ATTD) de P em dietas de porcas gestantes são constantes ao longo da gestação. Trinta e seis porcas gestantes (paridade = 3,3 ± 1,5; dias de gestação = 7 d) foram distribuídas por 4 dietas num desenho factorial (2x2) com 0 ou 500 unidades de fitase microbiana por kg e com ou sem carbonato de cálcio (dieta sem cálcio). As porcas foram alimentadas com as dietas experimentais e foram alojadas em caixas metabólicas somente dos dias 7 a 20 (início da gestação), dos dias 49 a 62 (metade da gestação) e novamente dos dias 91 a 104 (final da gestação).

Os resultados não foram influenciados pela interacção entre a etapa da gestação e a fitase dietética. A perda endógena basal de Ca foi maior nas porcas no início da gestação do que no meio ou final da gestação, mas a suplementação com a fitase microbiana na dieta sem Ca redúzio a perda endógena basal e tendeu a aumentar a ATTD de P. A suplementação com fitase microbiana na dieta não afectou a ATTD da matéria seca, a STTD do cálcio, a retenção de Ca, a ATTD do P ou a retenção de P nas porcas alimentadas com dietas que continham carbonato de cálcio. A ATTD da matéria seca não foi afectada pela etapa da gestação, mas a ATTD do Ca, a ATTD do P e a retenção de Ca foram menores na etapa média da gestação, seguidas pelo início e final da gestação respectivamente, e a STDD do Ca na etapa média da gestação também se reduziu em comparação com o início e o final da gestação A retenção de P foi maior no final da gestação por comparação com as etapas anteriores.

Em conclusão, a retenção de Ca fui menos negativa e a ATTD de P tendeu a aumentar com a suplementação de fitase microbiana na dieta sem Ca, independentemente da etapa da gestação. A perda endógena basal, a STTD de Ca, a ATTD de P e a retenção de Ca e P nas porcas em gestação têm alterações ao longo da gestação, observando-se uma maior digestibilidade na última etapa.

Lee SA, Lagos LV, Walk CL, Stein HH. Basal endogenous loss, standardized total tract digestibility of calcium in calcium carbonate, and retention of calcium in gestating sows change during gestation, but microbial phytase reduces basal endogenous loss of calcium. Journal of Animal Science. 2019; 97(4): 1712-1721. https://doi.org/10.1093/jas/skz048

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista