Os objectivos deste estudo foram caracterizar a epidemiologia das infecções recorrentes pelo vírus da influenza suína bem como identificar os seus principais determinantes.
O acompanhamento do estudo foi levado a cabo em 3 explorações afectadas por repetidas infecções de gripe. Em cada uma das explorações realizou-se o acompanhamento de 3 lotes de porcos desde o nascimento e até ao abate mediante uma amostra representativa de 40 leitões por lote. Os leitões foram controlados de forma individual mensalmente para parâmetros serológicos e clínicos. No momento em que se produzia um caso de gripe, realizaram-se análises virológicas e clínicas diariamente durante duas semanas.
Os casos de influenza, confirmados pela detecção do vírus da gripe A, detectaram-se, no mínimo, uma vez em cada lote. Estes casos produziram-se numa idade constante dentro das explorações e correlacionaram-se com uma maior frequência de espirros e ataques de tosse. Os subtipos enzoóticos europeus dos vírus H1N1 e H1N2 e recombinantes destas linhagens foram identificados de forma consecutiva e por vezes simultânea em função do lote, o que sugere a co-circulação do vírus na exploração, lote e, por vezes, a nível individual. O número básico de reprodução estimado, R, dos casos de gripe oscilou entre 2,5 [ 1,9 a 2,9 ] e 6,9 [ 4,1 a 10,5 ] de acordo com a idade no momento da infecção e do estado serológico dos porcos infectados. A duração da eliminação do vírus viu-se afectado pela idade no momento da infecção, o estado serológico da porca e o tipo de mistura. Observou-se um deteriorar da resposta humoral em leitões infectados no momento que apresentavam ainda anticorpos de origem maternal.
Nicolas Rose, Séverine Hervé, Eric Eveno, Nicolas Barbier, Florent Eono, Virginie Dorenlor, Mathieu Andraud, Claire Camsusou, François Madec and Gaëlle Simon. Dynamics of influenza A virus infections in permanently infected pig farms: evidence of recurrent infections, circulation of several swine influenza viruses and reassortment events. Veterinary Research 2013, 44:72 doi:10.1186/1297-9716-44-72.