O presente estudo caracterizou a população de Salmonella presente nas diferentes fases da produção suína de França com o objectivo de analisar a sua distribuição e propagação. Realizou-se a serotipagem e genotipagem mediante PFGE de um total de 174 isolados procedentes de reprodutores de explorações de reprodução, 163 amostras de reprodutores de explorações de produção e 325 de porcos de engorda.
Identificaram-se 47 serótipos e 110 genótipos. Os principais serótipos foram S Derby ( 263 isolados) e S typhimurium ( 162 isolados). A percentagem de isolados de S Derby diminuiu ligeiramente através do sistema de produção (44,3, 41,1 e 36,5%, respectivamente) e 79,1% dos isolados de S Derby distribuiram-se nos cinco genótipos comuns às três etapas. Com relação ao S Typhimurium, a percentagem de isolados foi alta para os porcos de engorda (40,8%) e 43 dos 46 genótipos de S Typhimurium só se identificaram nesta etapa. As distribuições de S Derby e S typhimurium entre as explorações de criação e as de engorda foram diferentes. O S Derby detectou-se ao longo de toda a pirâmide produtiva, o que sugere que este serótipo se pode transmitir através da transferência de animais entre explorações. A presença de múltiplos genótipos de S typhimurium nos porcos de engorda sugere que existem várias fontes de contaminação nesta etapa, com animais com níveis mais altos de exposição e/ou sensibilidade a este serótipo.
M. Denis, E. Houard, A. Fablet, S. Rouxel and G. Salvat. Distribution of serotypes and genotypes of Salmonella enterica species in French pig production. Veterinary Record 2013;173:370 doi:10.1136/vr.101901