O objectivo do presente estudo foi caracterizar a diversidade genética de Streptococcus suis serótipo 2 isolados de porcos do Brasil que apresentavam sinais de doença. A caracterização foi realizada através de electroforese em gel de campo pulsado (PFGE), polimorfismos ao longo de fragmentos amplificados de uma só enzima (SE-AFLP) e elaboração de perfis de marcadores associados com a virulência.
Foram estudados um total de 110 isolados, 62,7% dos quais foram isolados do sistema nervoso central e 19,1% das vias respiratórias. Foram obtidos 8 genótipos da combinação dos genes de virulência, com 43,6% e 5,5% de frequências para os genótipos mrp+/epf+/sly+ y mrp−/epf−/sly, respectivamente. A presença de isolados com a variação genética epf com maior peso molecular parece ser também uma característica do isolado brasileiro de S. suis serótipo 2. A PFGE e SE-AFLP foram capazes de tipificar todos os isolados e, apesar de apresentarem uma ligeira tendência a agrupar-se de acordo com o estado e ano de isolamento, foi também evidente o agrupamento de diferentes explorações para o mesmo subtipo PFGE e a existência de isolamentos que procediam de uma mesma exploração classificados em subtipos diferentes. Não foi observada correlação entre os sítios de isolamento e os genótipos mrp/epf/sly.
Daniela Sabatini Doto et al. Genetic diversity of Streptococcus suis serotype 2 isolated from pigs in Brazil. Canadian Journal of Veterinary Research. April 2016, Vol. 80, No. 2.