Nas últimas décadas, a infecção por Circovirus Suíno 2 (PCV2) foi reconhecida como o agente causador do Sindroma da Falta de Crescimento Multissistémico Pós-Desmame e converteu-se numa ameaça para suinicultura intensiva. O vírus da Hepatite E (HEV) é outro agente patogénico muito frequente em porcos em muitas regiões do mundo. O PCV2 e o HEV têm uma alta prevalência em suiniculturas na China.
Neste estudo, caracterizou-se a co-infecção por HEV e PCV2 em leitões de 2-3 meses de idade, com base na identificação dos agentes patogénicos e nas alterações patológicas observadas, na Província de Hebei, China. As alterações patológicas foram graves e uma hiperémia geral, hemorragia, infiltração de células inflamatórias e necrose foram evidentes nos tecidos dos porcos mortos. A PCR utilizou-se para identificar o agente patogénico e utilzou-se para determinar, em concret,o oito vírus (HEV, PRRSv, PCV2, PPCv, PEDv, GETv, Parvovirus Suíno e Vírus da Doença de Aujeszky) que são frequentes nas suniculturas da China. Os fígados, rins, baços e outros órgãos dos porcos necropsiados foram positivos para HEV e/ou PCV2. A tinção imunohistoquímica mostrou sinais de presença de antígenes de PCV2 e de HEV em fígados, rins, pulmões, linfonodos e intestinos.
A coinfecção por HEV e PCV2 em leitões detectou-se em quatro dos sete cadáveres de duas suiniculturas em Hebei, China, produzindo alterações patológicas graves. Rara vez se declarou uma co-infecção natural por HEV e PCV2 em porcos na China. Especula-se que a co-infecção por HEV e PCV2 poderia ter um efeito negativo na produção de porcos e recomenda-se que haja maior atenção a este fenómeno.
Yifei Yang, et al. Fatal disease associated with Swine Hepatitis E virus and Porcine circovirus 2 co-infection in four weaned pigs in China. BMC Veterinary Research 2015, 11:77 doi:10.1186/s12917-015-0375-z