X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Duração da gestação: relação com rendimento de parto e ganho de peso e perfis metabólicos em leitões

Os nascimentos prematuros aumentam o número de mortes intra-parto e dão lugar a pesos ao nascimento inferiores, presença de apneia e alterações metabólicas graves em leitões.

22 Setembro 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

O objectivo deste estudo foi avaliar a actividade uterina no parto em porcas com diferentes dias de gestação (GL) e o seu efeito sobre o perfil metabólico, gases sanguíneos e ganho diário de peso dos leitões recém-nascidos. A experiência abarcou um periodo de 25 semanas e envolveu 200 porcas Yorkshire-Landrace. Os animais foram distribuídos por quatro grupos de 50 porcas cada um de acordo com os dias de gestação da seguinte forma: GL1: 107-109 dias; GL2: 110-113 dias; GL3: 114-116 dias; GL4: 117-119 dias. Foram registados os parâmetros produtivos das porcas, assim como os dados sobre sobrevivência dos leitões recém-nascidos. Tanto a frequência cardíaca fetal como a intensidade e frequência das contracções do miométrio foram monitorizadas. Foram determinados também os níveis de gases no sangue, electrólitos e níveis de glucose dos recém-nascidos.

Os grupos GL1 e GL2 tiveram partos mais prolongados (> 226,26 ± 4,95 min), independentemente do tamanho da ninhada (P <0,05). Dos quatro grupos, o GL1 apresentou a duração maior (P <0.05) da fase de expulsão (P <0,05), o maior número de contracções uterinas (P <0,05) e o maior número de mortes intra-parto e menor número de nascidos vivos. Os leitões nascidos vivos neste grupo apresentaram os menores pesos ao nascimento (P <0,05) assim como as maiores incidências de hipercápnia, hiperlactatémia e hipercalcémia (P <0,05), que mais tarde deu lugar a menores taxas de ganho diário de peso (P <0,05).

Em conclusão, os nascimentos prematuros aumentam o número de mortes intra-parto e dão lugar a pesos ao nascimento inferiores, presença de apneia e alterações metabólicas graves em leitões.

D. Mota-Rojas. Outcomes of gestation length in relation to farrowing performance in sows and daily weight gain and metabolic profiles in piglets. Animal Production Science 55(1) 93-100 http://dx.doi.org/10.1071/AN13175

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista