A capacidade de estimular um cio fértil durante a lactação precoce dá a oportunidade de aumentar a idade de desmame dos leitões, mantendo as 2,4 ninhadas por porca e ano. O presente estudo avaliou os efeitos do contacto com varrascos a partir do dia 7 de lactação e da duração da lactação sobre a indução do cio durante a lactação e o rendimento reprodutivo posterior em porcas multíparas (paridade de 2,9 ± 0,16).
A porcas multíparas Large White × Landrace foram atribuídos um dos quatro tratamentos seguintes: desmame aos 26 dias pós-parto e sem contacto com o varrasco (controlo); desmame aos 26 dias e contacto com o varrasco (BC); desmame aos 7 dias e contacto com o varrasco (BC + lactação curta (SL)) e, por último, desmame aos 7 dias e sem contacto com o varrasco (SL). As porcas controlo realizaram um passeio diário durante o qual foi realizada a detecção do reflexo de imobilidade na ausência de varrasco.
A expressão do estro aos 26 dias pós-parto foi significativamente maior no grupo BC (67%) e BC+SL (93%) em comparação com as porcas controlo (11%) e SL (13%). Entre as porcas cobertas aos 26 dias pós-parto não houve diferença no número de leitões nascidos vivos ou mortos. Portanto, o contacto com o varrasco é um método eficaz para estimular o cio aos 26 dias pós-parto, tanto em porcas lactantes como desmamadas.
AC Weaver, KL Kind, R Terry, WHEJ van Wettere. Effects of lactation length and boar contact in early lactation on expression of oestrus in multiparous sows. Animal Reproduction Science. In press. DOI: 10.1016/j.anireprosci.2014.06.031