A indústria global de suínos enfrenta uma perda de lucro devido à elevada mortalidade dos leitões, principalmente como consequência do aumento acentuado da prolificidade e do baixo peso à nascença dos leitões. O objectivo deste estudo foi investigar o efeito do peso à nascença e dos cuidados neonatais individuais prestados aos leitões na mortalidade antes do desmame, bem como os efeitos a longo prazo no crescimento, carcaça e características da carne. Foram incluídas no estudo ninhadas de 61 porcas de raça cruzada. Metade de cada ninhada não recebeu outro tratamento e a outra metade recebeu o protocolo de tratamento pré-estabelecido de cuidados neonatais precoces.
Ao longo da lactação, os leitões com baixo peso à nascença (pesando 1,1 kg ou menos) apresentaram uma taxa de mortalidade três vezes superior à dos leitões mais pesados (32% vs. 10%), com mortalidades particularmente elevadas durante a primeira semana de vida. Não se observou qualquer efeito dos cuidados neonatais sobre a taxa de mortalidade causada pelo esmagamento, mas houve um efeito significativo nos leitões de baixo peso à nascença que morreram de fome. O efeito dos cuidados neonatais no crescimento depende do peso à nascença, e os leitões mais pesados beneficiam de cuidados neonatais em maior medida do que os leitões de baixo peso à nascença. Os leitões de baixo peso à nascença apresentaram maior gordura, menor rendimento carne magra na carcaça e maior teor de gordura intramuscular (2,29% vs. 1,91%) na carne. Os cuidados neonatais aumentaram o teor de carne magra nas carcaças dos leitões de baixo peso à nascença. A concentração de ácidos gordos monoinsaturados foi maior em leitões de peso inferior ao normal (48,1% vs. 47,1%) e o efeito oposto foi observado nos ácidos gordos polinsaturados (13,6% vs. 15,7%). Os cuidados neonatais induziram uma concentração mais elevada de ácidos gordos n-7.
Em conclusão, os cuidados neonatais podem ser uma prática útil para reduzir a mortalidade em leitões de baixo peso à nascença. Além disso, os cuidados neonatais podem afectar a gordura de carcaça e a qualidade da carne, sugerindo um efeito a longo prazo no metabolismo.
Romero M, Calvo L, Morales JI, Rodríguez AI, Escudero RM, Olivares Á, López-Bote C. Short- and Long-Term Effects of Birth Weight and Neonatal Care in Pigs. Animals. 2022; 12(21):2936. https://doi.org/10.3390/ani12212936