Neste estudo de com a duração de 40 dias, foram utilizadas um total de 264 ninhadas (2497 leitões) para determinar o efeito do "creep feeding" com pellets no chão ou com ração de lactação na performance do crescimento, morbilidade e mortalidade dos leitões desmamados. Os tratamentos foram aplicados na sala de partos durante 4 dias antes do desmame e consistiram num grupo de controlo sem "creep feeding", "creep feeding" de pellets normais (0,32 cm), creep feeding de pellets grandes (1,27 cm) ou ração de lactação para porcas em farinha. Para cada tratamento, aproximadamente 227 g de “creep feed” por dia, divididos igualmente em 2 refeições, foram dados no chão das gaiolas de parto. Aquando do desmame, os leitões foram transportados para as baterias e distribuídos aleatoriamente por celas com creep feeding. Foram utilizados 96 parques (48 comedouros), sendo um parque para os machos castrados e outro para as fêmeas futuras reprodutoras por comedouro. Assim, o comedouro (2 parques) foi a unidade experimental. Havia 26 leitões por parque e 12 réplicas por tratamento.
Durante a primeira semana após o desmame, os leitões alimentados com creep feeding padrão ou com pellets grandes aumentaram o ganho médio diário em comparação com os leitões alimentados com ração de lactação da porca ou sem creep feeding. Isto não se deveu a uma melhoria da ingestão média diária, mas sim à eficiência. Não foram observadas diferenças de crescimento durante o resto do período de transição. Em geral, por leitão, os suínos alimentados com granulados grandes tiveram um ganho médio diário mais elevado e uma melhor eficiência do que os alimentados com ração de lactação para porcas, enquanto os outros dois tratamentos foram intermédios. Esta resposta foi um reflexo directo da diminuição dos eutanasiados e da mortalidade total dos leitões alimentados com granulados grandes.
Em resumo, o creep feeding de pellets grandes a partir dos 4 dias antes do desmame melhorou o desempenho em termos de crescimento e as taxas de mortalidade de transição, em comparação com a alimentação de porcas em lactação, enquanto a alimentação sem creep feeding ou com pellets normais teve um efeito intermédio.
Wensley MR, Tokach MD, Goodband RD, Gebhardt JT, Woodworth JC, DeRouchey JM, Allerson MW, Menegat M, 103 Effect of Floor Feeding Creep Feed on the Growth Performance and Morbidity and Mortality of Pigs After Weaning. Journal of Animal Science. 2022; 100(Issue Supplement_2): 46. https://doi.org/10.1093/jas/skac064.072