X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos de alimentos mistos fermentados no crescimento, caraterísticas da carcaça, qualidade da carne e composição em ácidos gordos e aminoácidos do músculo de suínos de engorda

A suplementação nutricional com alimentos mistos fermentados em suínos de engorda pode melhorar o desempenho do crescimento, a qualidade da carne e alterar os perfis de ácidos gordos e aminoácidos do músculo.

6 Fevereiro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A regulação nutricional é um meio eficaz de melhorar a qualidade da carne de suíno. Descobriu-se que os alimentos mistos fermentados (AMF) são um produto da fermentação microbiana, que degrada eficazmente os factores anti-nutricionais dos alimentos, produzindo simultaneamente probióticos e os seus metabolitos. Este estudo foi realizado para investigar os efeitos da ração fermentada mista no desempenho de crescimento, nas caraterísticas da carcaça, na qualidade da carne, na composição de aminoácidos e ácidos gordos do músculo e nos níveis de expressão de ARNm de genes relacionados com o metabolismo lipídico em porcos de engorda.

Métodos: 144 porcos de engorda (Duroc × Berkshire × Jiaxing Black) foram distribuídos aleatoriamente por 3 tratamentos alimentares, com 4 celas por grupo e 12 porcos por cela. Os tratamentos dietéticos incluíram uma dieta basal (controlo), uma dieta basal + 5% AMF e uma dieta basal + 10% AMF. A experiência durou 38 dias após 4 dias de aclimatação. No final da experiência, foram selecionados e abatidos 6 suínos por tratamento para recolha de amostras de músculo e avaliação da carcaça.

Resultados: Os resultados mostraram que 5% e 10% de AMF aumentaram significativamente o ganho médio diário (GMD) das fêmeas, mas não dos machos, embora a suplementação com AMF não tenha mostrado efeito sobre as caraterísticas da carcaça. Além disso, a suplementação com 10% de AMF aumentou os valores de cor da carne aos 45 minutos e às 24 horas, enquanto reduziu a força de corte em comparação com o grupo de controlo. Além disso, 10% de AMF aumentou significativamente o conteúdo de aminoácidos do sabor, aminoácidos essenciais totais, aminoácidos não essenciais totais e aminoácidos totais em comparação com o grupo de controlo. Além disso, a dieta suplementada com 10% de AMF aumentou significativamente a concentração de ácidos gordos polinsaturados n-3 (PUFA), PUFA n-6 e PUFA total, bem como a relação PUFA/ácidos gordos saturados, sugerindo que a suplementação com AMF aumenta a qualidade da carne. Além disso, em comparação com o grupo de controlo, a suplementação com 10% de AMF aumentou a expressão de ARNm de genes lipogénicos, incluindo CEBPα, PPARγ, SREBP1 e FABP4, e aumentou a expressão da síntese de ácidos gordos insaturados (ACAA1 e FADS2).

Conclusão: Estes resultados sugerem que a suplementação com 10% de AMF na dieta melhorou o desempenho do crescimento, a qualidade da carne e alterou os perfis de ácidos gordos e aminoácidos do músculo em suínos de engorda.

Liu, S., Du, M., Tu, Y., You, W., Chen, W., Liu, G., Wang. Y., Lu. Z., Wang. T. & Shan, T. (2023). Fermented mixed feed alters growth performance, carcass traits, meat quality and muscle fatty acid and amino acid profiles in finishing pigs. Animal Nutrition, 12, 87-95. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2022.09.003

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista