As diferentes fases pelas quais a porca passa durante a vida reprodutiva implicam diferentes balanços de energia que podem afectar os níveis de hormonas que regulam o apetite. Este estudo analisou o comportamento da insulina, leptina, grelina, cortisol e butiril-colinesterase no soro de porcas antes e depois de comer durante a gestação, lactação e após o desmame. As hormonas foram analisadas nas amostras de sangue recolhidas após jejum durante a noite (0 min) e 30 min depois de ser alimentadas, no dia 109 da gestação, no dia 9 pós-parto e no dia 3 pós-desmame.
Antes da alimentação, os níveis de insulina e leptina não foram estatisticamente diferentes entre os diferentes estádios reprodutivos, mas a alimentação aumentou os níveis séricos da insulina e leptina nas porcas gestantes, aumentou a insulina e diminuiu a leptina nas porcas lactantes e não teve nenhum efeito nas porcas desmamadas. Antes da alimentação, o nível de grelina desacilada foi maior nas porcas gestantes e o de grelina acilada nas porcas desmamadas, enquanto que a ingesta de alimento não afectou as concentrações de grelina desacilada e acilada em nenhum grupo. O cortisol foi positivamente correlacionado com a grelina acilada antes da alimentação das porcas gestantes e lactantes e negativamente com a grelina desacilada antes e depois da alimentação das porcas gestantes. Houve uma correlação negativa entre a grelina desacilada e acilada antes e depois da alimentação das porcas gestantes e desmamadas.
Porcas com diferentes balanços de energia apresentam diferentes dinâmicas de insulina, grelina acilada e cortisol antes e depois da alimentação, o que sugere que as substâncias analisadas podem ser utilizadas como biomarcadores para detectar situações onde o balanço energético é pobre e melhorar assim os programas de maneio.
Martínez, S., Valera, L., Villodre, C., Madrid, J., Orengo, J., Tvarijonaviciute, A., Cerón, J. J. and Hernández, F. 2014. Effect of feeding on hormones related with feed intake in reproductive sows with different energy balances. Can. J. Anim. Sci. 94: 639–646.